No próximo dia 12 de dezembro, Gisela João vai atuar na festa que celebra o 40º aniversário da BLITZ na Meo Arena, em Lisboa, partilhando o palco com Xutos & Pontapés, Capitão Fausto e MARO.
No Posto Emissor, podcast da BLITZ que esta quinta-feira será publicado, a artista de Barcelos - que, tal como o jornal BLITZ, veio ao mundo a 6 de novembro - revelou em primeira-mão que, no concerto de dezembro, irá apresentar o seu novo álbum, dedicado às canções da liberdade. Este espetáculo, que Gisela João criou para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que depois levou a festivais como o Bons Sons, inclui temas de José Afonso e outros autores portugueses do mesmo período revolucionário e com o mesmo cariz interventivo. Várias destas versões que Gisela João vem cantando ao vivo serão editadas em álbum, em data a anunciar.
“Percebi que quero cantar músicas da liberdade”, explicou Gisela João. “Comecei a preparar os concertos [a propósito dos 50 anos do 25 de Abril], faço os concertos e de repente percebo: eu preciso de gravar isto. Preciso de gravar estas músicas que já foram gravadas muitas vezes, preciso de mostrar a minha versão. A versão destas mulheres, e destas pessoas, que vivem em 2024 e que sentem estas letras. Porque estas letras podiam ter sido escritas hoje”, defende. “Vou cantar a liberdade, porque a liberdade está em risco.”
Neste trabalho, que sucede a “Aurora”, de 2021, Gisela João é acompanhada por dois músicos: o guitarrista espanhol Carles Rodenas Martinez e o teclista Luís “Twins” Pereira, que têm tocado consigo nos concertos dedicados ao 25 de Abril.
No Posto Emissor, Gisela João contou que conheceu Carles Rodenas Martinez no ano passado, quando foi Espanha estudar música. “Era um dos sonhos da minha vida, estudar música. Então fui para Valência e conheci este professor, que convidei para fazer comigo estes concertos do 25 de Abril. Expliquei-lhe o contexto e mostrei-lhe os cantautores portugueses da época”, recorda. “E alguém me perguntou: ‘mas vais dar concertos de 25 de Abril com um músico espanhol?’ E eu: ‘sim, porque a liberdade não é só dos portugueses que viveram o 25 de Abril, é de toda a gente.’”
O resultado desta colaboração poderá ser visto a 12 de dezembro, na festa de 40º aniversário da BLITZ, na Meo Arena. Os bilhetes já estão à venda.