Joana Silva mais conhecida como 'Jüra' está na corrida para vencer o Prémio Revelação da XVIII Gala dos Globos de Ouro. A jovem de 25 anos, nascida em Coimbra mas criada em Alcobaça, é uma das mais recentes artistas emergentes em Portugal. A cantora e compositora, que se inspira em sonoridades como o Pop, o R&B e o Hip Hop, é "uma das grandes certezas da música urbana nacional".
Sempre esteve ligada ao mundo das artes - experimentou teatro, dança e circo - durante o seu percurso académico no Conservatório de Dança e no Chapitô,em Lisboa. Mas foi em 2019 que a artista mergulhou na pele de 'Jüra' e encontrou na música a "tradução da emoção, da dor e do amor que sente".
Dois anos depois estreou-se com os singles “És o Amor” e “somozumnãodois” e depois com o EP de estreia, “Jüradamor” em 2022. Com inúmeras atuações ao vivo no currículo já passou por várias salas de espetáculos nacionais como o Estúdio Time Out, Hard Club no Porto ou Capitólio em Lisboa. No mundo dos festivais já pisou o palco do NOS Alive, Super Bock Super Bock, Sol da Caparica, Festival F ou Authentica.
Em 2023 foi escolhida para 'Artista MTV Push' referente ao mês de janeiro e nesse mesmo ano lançou de surpresa o EP “rés.tu”. Este ano esteve nomeada na categoria de "Artista Revelação" dos Prémios da Música Portuguesa (Play) ao lado da artista Ana Lua Caiano que, curiosamente, também está nomeada para Prémio Revelação dos Globos de Ouro 2024.
No passado mês de maio lançou o seu primeiro álbum - “sortaminha” - que conta com a participação de João Maia Ferreira (anteriormente conhecido como Benji Price). Ao todo são cerca de 15 músicas entre as quais os singles ‘avidadá’ e ‘coração’.
Atualmente conta com quase 30 mil ouvintes por mês na plataforma Spotify.