
Sónia Bonito trabalhou durante 25 anos no negócio dos pais, um restaurante, mas não era feliz, o que a levou a tomar uma decisão, regressar aos estudos para encontrar um caminho que a “fizesse sorrir”. Terminou o ensino obrigatório, depois aventurou-se, numa primeira fase, num curso de gel, e numa segunda fase dar continuidade à formação neste sector, e percebeu que era a escolha certa, porque uma das suas paixões “secretas” era a pintura, hobby que tinha nos poucos intervalos do seu trabalho no restaurante. “Foi uma vida dura, sem descanso, era infeliz, sempre que podia pintava a óleo ou acrílico. Não podia permitir que a minha vida se transformasse num choro contínuo”, explica Sónia Bonito, que decidiu arregaçar as mangas e ir à luta.
Após vários cursos de estética, começou a pensar em fazer atendimento ao domicílio com serviços de estética: Cabeleireiro, Unhas de Gel, Pedicura(o)/ Manicura (termos correctos da especialidade – pedicura/o e manicura ou manicure), Depilação e Tratamentos de Corpo. No entanto, não se sentia confortável em ir a casa das pessoas, até que a irmã lhe deu a ideia perfeita: ter uma auto-caravana que lhe permitisse ter todos os serviços que podia prestar e levá-los a diferentes aldeias nos concelhos de Penela, Condeixa, Soure e Ansião.
“Todas as aldeias destes concelhos, que não têm serviços de beleza, cabeleireiros e salões de estética, eu estou presente. Não trabalho em zonas que já têm este género de oferta, não acho justo nem para os que já existem nem para mim”, admite esta mulher, cujo sorriso é uma constante no seu rosto. “Quem diria que aos 40 anos era possível ser feliz, acordar todos os dias a sorrir, com vontade de trabalhar. No entanto, admito que foi um processo pouco fácil, uma vez que a auto-caravana foi um projecto difícil de realizar, mas não desisti e aqui estou eu!”
Numa primeira fase do seu negócio, contratou uma cabeleireira, que infelizmente faltava muito, levando a Sónia Bonito a perceber que tinha também de aprender a arte de tratar do cabelo – corte, coloração ou brushing -, a decisão passou por contratar uma formadora na área e aprender. “Tinha de encontrar uma solução que não me causasse contratempos, era pouco profissional e limitador na oferta que tinha para dar. Quando percebi o que poderia fazer para resolver esta lacuna, não hesitei e, a verdade, é que acabou por ser perfeito”, diz Sónia Bonito.
Os seus clientes variam entre homens, mulheres e crianças, sempre por marcação (Instagram – @beleza.sobre.rodas), uma presença que agrada quando chega, disposta a cuidar de quem precisa, faça chuva, vento, sol, frio ou calor.