O mais recente episódio de Hell's Kitchen Famosos, programa das noites de domingo da SIC, deixou todos boquiabertos. Nesta sétima semana, com Marisa Cruz e Miguel Costa, da equipa azul, nomeados, eis que o chef Ljubomir Stanisic expulsa da experiência Daniel Leitão. O site do Fama Show esteve à conversa com o humorista, que nos deu a saber tudo sobre como foi viver (e sobreviver) à cozinha dos infernos.
Aos 38 anos, Daniel Leitão foi um dos rostos convidados a fazer parte da marcante aventura do Hell's Kitchen Famosos. Mas, foi desde logo que o companheiro de Joana Marques se mostrou surpreendido por ter sido um dos escolhidos. "Pensei de imediato que tinha sido engano. Será que não queriam convidar outro Daniel? O Oliveira, por exemplo? Claramente que foi um ato irrefletido da SIC", começou por dizer.
É que, até então, a única experiência de Daniel Leitão na cozinha era a "do outro lado... do lado de quem come", acrescentou logo de seguida em tom de brincadeira. Porém, tal não impede o humorista de ser um apaixonado por este também tipo de arte. "Gosto bastante, sempre gostei", confirmou ao site do Fama Show. No entanto, tornou-se ao longo dos últimos anos, de certa forma, exigente. O porquê? Daniel Leitão explicou claramente.
"Tenho de ter 'condições'. Sou aquele tipo de pessoa que gosta de cozinhar, mas com tempo, para pensar no que vou fazer, garantir que tenho todos os ingredientes... e tem que ser uma coisa em bom. Já não aprecio tanto quando é só para fazer um bife de peru grelhado com arroz", confidenciou ainda Daniel Leitão. Mas não se ficou por aí: é que, na verdade, na sua casa já todos apreciam este seu lado mais rigoroso na cozinha.
Ao que parece, ao longo do período de gravações do Hell's Kitchen Famosos Daniel Leitão fez questão de ir experimentando algumas receitas em casa com o objetivo de treinar para o programa. Segundo o próprio, quem experimentou as iguarias foram pessoas muito especiais. "Infelizmente para eles tiveram que ser as minhas cobaias", disse a respeito da companheira, Joana Marques, e dos filhos, Xavier, de sete anos, e Nicolau, de quatro. "O feedback que tenho tido até agora tem sido positivo. Prova disso é que já me estão a tentar convencer que este ano sou eu que tenho que cozinhar a ceia de Natal", revelou ainda.
Levando ou não a cabo a proposta feita, a verdade é que ao fazer parte da cozinha dos infernos, o humorista acabou por aprender a 'descomplicar' "e a ter mais coragem para passar da intenção à ação": o que pode ser um indicador de que apresentará pratos dignos de um chef já na próxima quadra festiva. "Nem todos tempos capacidades para sermos chefs de um restaurante de renome, mas certamente todos conseguimos cozinhar uma refeição saborosa", destacou.
"Que salganhada que para aqui vai" — Daniel Leitão e a experiência ao lado dos restantes concorrentes
Apesar de Daniel Leitão já ter consigo a paixão pela cozinha, a verdade é que o conhecimento e as técnicas acabou por aprimorar no Hell's Kitchen Famosos. Mas não é só isso que leva do programa! "Sempre me deu urticária a frase 'acima de tudo, levo as pessoas'. Porém... acima de tudo levo as pessoas", confessou em declarações exclusivas, confidenciando que quando viu pela primeira vez a lista de concorrentes pensou: "Que salganhada que para aqui vai".
"De facto eramos todos muito diferentes uns dos outros, quer por personalidade, por uma questão de idade, de profissão... e foi surpreendente como se criou ali uma cumplicidade e espírito de entreajuda entre todos", deixou ainda o humorista a certeza, admitindo que se surpreendeu com todos os famosos com quem lidou durante as gravações do programa "de maneiras diferentes".
"A Inês [Gonçalves] que eu já conhecia e sabia que cozinhava bem, não sabia que cozinhava assim tão bem. Mas culinariamente falando, talvez a Sofia Arruda tenha sido a pessoa que mais me surpreendeu, pelo que foi crescendo e cozinhando, programa após programa, e como pessoa, talvez o Marco Costa, pela sua capacidade de trabalho e espírito de entreajuda", contou ainda ao site do Fama Show.
"Só temos receio de passar uma grande vergonha ou pior: envergonhá-lo a ele" - Daniel Leitão sobre a ligação com Ljubomir Stanisic
Não é para todos! A verdade é que não é para todos o privilégio de poderem ser liderados, na cozinha, por Ljubomir Stanisic. Porém, os concorrentes do programa não o poderão, neste momento, afirmar. Apesar da pressão que é estar numa cozinha, é consensual a opinião e o respeito que todos têm por um dos chefs mais conceituados e famosos do país.
Quando questionado sobre Ljubomir Stanisic, Daniel Leitão não teve qualquer tipo de dúvida em garantir que "foi uma honra e um grande privilégio" dividir a cozinha com o chef. Mas também garante ter sido uma "grande responsabilidade". "De repente estamos com uma frigideira na mão, ao lado de um dos melhores chefs de Portugal e só temos receio de passar uma grande vergonha, ou pior: envergonhá-lo a ele", disse.
A respeito do facto de Ljubomir Stanisic ter afastado o humorista das sobremesas, um dos momentos que gerou tensão no programa e que "chateou" Daniel Leitão "no calor do momento", na verdade é que hoje confessa que "foi com boa intenção". "Ele só queria que eu arriscasse mais e me mostrasse mais na cozinha. Que provasse que conseguia fazer mais do que sobremesas", admitiu.
Foi, também, sob o 'comando' do chef do Hell's Kitchen que nas mãos do companheiro de Joana Marques aconteceram alguns imprevistos, nomeadamente quando entornou caldo no chão. Quanto a isso, Daniel Leitão refletiu: "Acidentes acontecem e ali não é exceção. Mas no meio de tanta pressão com o tempo, o chef sempre em cima de nós, pessoas à espera para comer, é normal que situações como esta, sejam mais propícias de acontecer".
Apesar destas vivências e de outras que marcaram a experiência para o humorista, a verdade é que o próprio "sabia que ia ser um desafio muito giro, mas duro". Daniel Leitão nunca pensou "que fosse tão duro e exigente". "Uma cozinha industrial enorme, um espaço onde não estamos habituados a estar e onde andamos quilómetros por dia, mas que ao mesmo tempo é um estúdio de televisão com muitas luzes e câmaras, onde tudo está sempre ligado: bicos do fogão, fornos, chapas... é um verdadeiro inferno", descreveu ainda todo o cenário.
No que toca à sua saída do programa, que aconteceu neste domingo, 17 de novembro, Daniel Leitão confessa que não esperava chegar tão 'longe' na experiência. "Só não queria ser o primeiro a sair ou sentir que estava sempre a puxar a minha equipa para baixo", confidenciou. Mesmo no fecho da entrevista, quando questionado sobre o que o poderá ter distinguido dos restantes concorrentes, o humorista aproveitou o registo que o distingue para brincar.
"Em relação aos demais concorrentes talvez o que me tenha distinguido mais foi o espaço que ocupava na cozinha... de resto sinto que todos demos tudo, e fizemos o melhor que sabíamos ou conseguíamos. Naquela cozinha todos deixámos sangue suor e lágrimas... eu fui o que contribuiu mais com suor", rematou, por fim.