
Juan Carlos, rei-emérito espanhol, terá deixado, de forma oficial, a sua residência em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, preparando-se para se exiliar em Portugal, mais concretamente em Cascais.
Aos 87 anos, o atual cenário do antigo monarca é cada vez mais delicado, muito devido ao seu estado de saúde, que tem vindo a piorar. Para além disso, as suas relações familiares continua mais 'tremidas', no caso com o filho, Felipe VI, atual rei, com o próprio a manter contacto, apenas, com as outras duas filhas: Elena e Cristina.
Entretanto, soube-se que Juan Carlos irá, muito em breve, fixar residência em Portugal, mais concretamente em Cascais, onde já passou muito tempo, no passado. A vila já chegou a ser ponderada, no passado, como local para tal, mas agora vai mesmo acontecer.
Segundo o jornal 'El Nacional', o rei-emérito já escolheu, inclusive, a sua casa, tendo recaído sobre uma mansão de luxo com vista para o mar, atualmente em remodelações profundas para se adaptar às suas necessidades físicas.
A publicação já citada refere que estão a ser instaladas rampas, corrimões e zonas de passagem alargadas, tudo para garantir uma maior acessibilidade. E isto tudo acontece numa altura em que o antigo monarca supervisiona, de perto, essas obras.
É salientado que o pai de Felipe VI visitou pessoalmente a obra, numa deslocação privada feita a partir de Sanxenxo, onde se encontra há algumas semanas. A sua intenção é clara: garantir que tudo está preparado para a mudança definitiva, que deverá acontecer até ao final deste mês.
Recorde ainda que o rei emérito já tinha pensado fixar a sua residência em Cascais, em 2020, altura em que se tornou necessária a sua saída de Espanha devido aos inúmeros escândalos que envolviam o seu nome. No entanto, nessa época, as condições oferecidas por Abu Dhabi acabaram por ser mais apelativas.