Preta Gil morreu este domingo, 20 de julho, aos 50 anos, após enfrentar uma dura batalha contra o cancro. Na história familiar da cantora existe outra grande perda: o irmão mais velho, Pedro Gil, faleceu aos 19 anos, em 1990, no Rio de Janeiro (Brasil).

Os pais da artista, Gilberto Gil e Sandra Gadelha [conhecida por Drão], voltam agora a sofrer outra perda contranatura. Mas, afinal, o que aconteceu a Pedro? O jovem, que também era músico, adormeceu ao volante quando regressava de São Paulo e o veículo colidiu com uma árvore e capotou várias vezes. Pedro ficou internado durante oito dias, mas não resistiu. Na altura, Preta tinha 15 anos.

Na sua autobiografia, 'Preta Gil: Os Primeiros 50", a cantora revelou que a sua casa se tornou uma "espécie de acampamento". "Todos a sofrer, cada um a lidar com o luto à sua maneira", contou, citada pelo UOL. Pouco tempo depois da morte do irmão, a cantora mudou-se para o Rio de Janeiro para ficar com a mãe. "Ela estava destruída e não era para menos: ela tinha perdido um filho", disse na autobiografia.

Em maio do ano passado, no programa 'Conversa com Bial', Gilberto Gil chegou a falar sobre a morte do filho: "Tenho dificuldade em me conformar com a inversão do filho ir antes do pai. É duro. Ele era muito jovem, 19 anos, e num acidente, de uma forma trágica. É a tentação para o inconformismo: 'não me conformo com isto', mas temos de nos conformar com tudo", afirmou, na altura.



É importante referir que Gilberto Gil e Sandra Gadelha - que estiveram casados durante 11 anos, também têm outra filha, Maria Gil. Antes, o cantor foi casado com Belina de Aguiar, com quem teve duas filhas, Nara Gil e Marília Gil. Os outros irmãos de Preta Gil são fruto do atual relacionamento do cantor com a empresária Flora Gil. Os dois estão juntos desde 1980 e são pais de Bem, Bela e José Gil. Preta deixou um filho, Francisco, de 30 anos, e uma neta, Sol de Maria, de nove.