Nesta segunda-feira, 21 de julho, foi publicado um comunicado oficial nas redes sociais de Preta Gil. A nota surge um dia depois da morte da cantora, que foi anunciada no passado domingo, dia 20, e traz consigo as primeiras informações a respeito da 'última despedida' da artista brasileira.

"A nossa amada Preta Gil deixará saudades. Pretinha partiu na tarde do último domingo, 20 de julho, após um longo e corajoso tratamento contra o cancro. Neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo ao Brasil", pode começar-se por ler. Recorde-se que Preta Gil se encontrava a realizar tratamentos nos Estados Unidos da América.

A respeito do velório, sabe-se agora que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro e dará a oportunidade aos "familiares, amigos" e ao "público" de se despedir e de prestar as "últimas homenagens" à cantora. O comunicado adianta também que será tornada pública, assim que possível, a "data, horário e local" das cerimónias fúnebres.

Veja abaixo:

A artista lutava contra um cancro. Em 2023, foi diagnosticada com um tumor colorretal, que entrou em remissão no final do mesmo ano. Porém, em 2024, a cantora foi novamente diagnosticada com cancro, desta vez, em quatro locais do corpo.

Preta Gil foi submetida a tratamentos de quimioterapia e radioterapia e, em dezembro do ano passado, passou por uma cirurgia de 20 horas para remoção dos tumores. Esgotadas as hipóteses de tratamentos no Brasil, a cantora rumou aos Estados Unidos onde acabou por falecer.

Filha do cantor Gilberto Gil, Preta Gil nasceu a 8 de agosto de 1974 e era uma das mais reconhecidas artistas brasileiras. Lançou o seu primeiro álbum no início dos anos 2000 e destacou-se com temas como Sinais de Fogo, Só Amor ou Mulher Carioca. Era também uma voz ativa na luta contra o racismo e a gordofobia e defensora dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. A cantora deixa um filho, Francisco, de 28 anos, e uma neta, Sol de Maria, de sete.