Preta Gil foi distinguida com o Prémio Faz Diferença, na categoria 'Ela', uma semana antes de perder a vida, aos 50 anos. A homenagem, levada a cabo pelo jornal brasileiro O Globo, pretendia não apenas celebrar os 100 anos do órgão de comunicação como também homenagear as personalidades que se vieram a destacar ao longo do último ano de 2024.

Após o reconhecimento, a cantora, que enfrentava uma dura batalha contra o cancro, recorreu às suas redes sociais para reagir à homenagem. Além de ter afirmado ter sido algo "muito especial" para si, Preta Gil não escondeu o impacto que este mesmo prémio teve, garantindo na altura que iria continuar a ter um propósito maior na sua vida.

"Com tudo o que tenho vivido, poder usar a minha voz para levar informação e encorajar outras pessoas sobre o tratamento do cancro tornou-se um propósito de vida. Eu quero fazer a diferença na vida de outras pessoas", começou por escrever na partilha feita na sua conta de Instagram no passado dia 11 de julho.

Na mesma publicação, a artista não quis deixar de prestar um "agradecimento especial a todos os envolvidos no prémio" assim como agradeceu aos amigos por terem recebido o prémio por si. Naquele momento, Preta Gil encontrava-se a realizar um tratamento para a doença nos Estados Unidos da América.

"A minha fé, os meus amigos e a minha família têm sido o meu alicerce. Ver pessoas tão queridas a receber essa premiação em meu nome enche-me de gratidão e dá-me ainda mais força para seguir", pode ainda ler-se na partilha, que ganha agora uma força maior, expressando o legado deixado, em vida, por Preta Gil.

Veja abaixo o vídeo: