Após a despedida do Papa Francisco, mais de 130 membros da Igreja Católica se unem no Conclave que está marcado para dia 7 de maio. E, como tal, já se preparam para uns dias marcados pela regra e pelo secretismo. Ou não faria jus ao nome: “cum clave” vem do latim e significa ‘com chave’.

Pouco de sabe sobre o que acontece nestes dias, mas até ser visto fumo branco na Praça de São Pedro, os cardeais têm de comer. De acordo com a Magg, há mais de 750 anos que há regras muito restritas sobre as refeições que podem ser feitas na Capela.

A ‘ementa’ do próximo Conclave

Baseado no secretismo e de forma a que não exista qualquer mensagem oculta que interfira na escolha do papa, as refeições do próximo Conclave vão ser preparadas pelas freiras da Domus Sanctae Marthae, a residência onde os cardeais vivem durante estes dias.

Os pratos a ser servidos vão ser “bastante simples e típicos da região italiana do Lácio”. Isto inclui minestrone, esparguete, arrosticini (espetadas de carne de borrego) e legumes cozidos.

Importa ainda referir, que segundo a tradição secular, todos os alimentos eram verificados; o vinho e a água eram servidos em copos transparentes e os guardanapos de pano também tinham de ser abertos.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Arquivo Impala e Reuters