
Sempre achou que quando a barriga ronca é sinal de que o seu corpo está desesperadamente a precisar de comida? Pois, saiba que não é bem assim.
A enfermeira Carrie Madormo, citada pelo Taste of Home, explica o que realmente significa quando o seu estômago faz barulho e porquê.
Leia Também: Os sinais de alerta no estômago que não deve ignorar
"O ronco estomacal, conhecido como borborigmo, é o som de gases ou partículas de alimentos a mover-se pelo trato digestivo", começa por dizer.
Quando come, os seus intestinos movimentam alimentos e líquidos através de contrações e relaxamentos, um processo conhecido como peristaltismo. Uma vez digerido o alimento, os seus intestinos continuam a movimentar o ar pelo trato digestivo, produzindo sons estrondosos.
Leia Também: Estômago inchado pela manhã? Estes erros podem ser os culpados
"Os roncos estomacais significam simplesmente que não come há algum tempo. Os seus intestinos estão sempre a trabalhar para movimentar comida e ar pelo corpo. É mais provável que ouça estes sons quando está com fome, pois não há comida nos intestinos para abafar o ruído".
É simples: quando ouve o estômago roncar, significa apenas que não há comida a ser digerida. "Se sentir fome, vá em frente e aproveite uma refeição ou um lanche, mas só porque o seu estômago se está a manifestar não significa que o seu corpo precise de uma grande refeição. Ouça a sua fome e coma o que precisar para se sentir satisfeito".
"É importante observar que um ronco constante pode indicar que sofre de uma doença gastrointestinal crónica, como a síndrome do intestino irritável. Se também notar inchaço, obstipação ou diarreia frequentes, além do som, consulte seu médico", aconselha, por fim, a enfermeira.
Leia Também: A receita fabulosa de papas de aveia que vai fazê-lo dizer 'uau'