
A nova BMW R12 G/S, uma moto retro com a chancela de qualidade bávara, já começou a ser produzida em Berlim. Está cada vez mais perto de chegar aos clientes.
De acordo com o site Motorrad Online, a primeira unidade saiu da fábrica de Berlim-Spandau a 3 de março, ainda antes de ser oficialmente apresentada no dia 27 de março.
As instalações estão concebidas de modo a que seja possível produzir 38 unidades por dia, valor que poderá ser atingido, pelo menos, numa fase inicial da produção para o fornecimento global. Ao todo, o processo leva três horas a completar para uma só unidade.
No entanto, não há previsão exata de quantas R12 G/S serão produzidas até ao fim do ano – sendo possível estimar entre 8.000 e 10.000.
A BMW R12 G/S tem um motor boxer bicilíndrico de 1.170 centímetros cúbicos, capaz de debitar 109 cv de potência e 115 Nm de binário. Apesar do design retro e purista, a tecnologia abunda nesta moto.
Há iluminação LED, ignição keyless, painel de instrumentos digital opcional ou controlo de tração dinâmico DTC, assim como três modos de condução (Rain, Road e Enduro), BMW Motorrad ABS Pro, entre outros.
Ao nível de suspensões, foi incluída uma forquilha invertida dianteira e um amortecedor traseiro totalmente ajustáveis, com braço oscilante Paralever.
O travão da frente é constituído por dois discos e pinças flutuantes de dois êmbolos, e o de trás tem um disco e pinça flutuante de dois êmbolos.