Este ano, Toprak Razgatlioglu fez história, ao ser o primeiro piloto a ser campeão do mundo de Superbike com o atual projeto da BMW – com 18 vitórias e um total de 27 pódios. E agora, foi lançada uma moto de edição especial em sua homenagem.

A BMW M RR WSBK Champion Edition 2024 é uma M 1000 RR M Competition especial, da qual só serão produzidas 54 unidades. Para além de estarem assinadas pessoalmente por Razgatlioglu na cobertura do depósito de combustível e de serem numeradas, estas motos envergarão uma decoração idêntica àquela que o turco exibiu ao longo da época do WSBK – incluindo os logótipos dos patrocinadores.

Há vários componentes em fibra de carbono, como as coberturas do depósito, o quadro, o braço oscilante e a cobertura da embraiagem, além de algumas das peças da carenagem e do escudo de calor do escape. E, por falar em escape, o sistema é um Akrapovic Evolution Line em titânio.

A moto é uma superbike de alto desempenho, com motor boxer bicilíndrico cuja cilindrada é de 999 centímetros cúbicos. Debita impressionantes 218 cv e 113 Nm de binário, permitindo atingir 314 km/h de velocidade. A caixa é de seis velocidades.

Altamente tecnológica, com tecnologia derivada da competição, dispõe de um quadro de dupla trave de alumínio, e um sistema de suspensões composto por forquilha telescópica invertida à frente e amortecedor central e braço oscilante em alumínio atrás – em ambos os casos ajustáveis em pré-carga de mola e nas fases de expansão e compressão.

Quanto aos travões, que contam com ABS Pro, há disco simples M e pinça fixa de dois êmbolos em cada uma das rodas. As jantes, que medem 17 polegadas, são em carbono.

Duas das motos desta edição especial não estarão à venda: a 01/54 será oferecida a Razgatlioglu, enquanto a 54/54 ficará exposta no Museu da BMW no futuro. Já disponível em alguns concessionários alemães, a M RR WSBK Champion Edition 2024 custa 54.000 euros e quem a adquirir poderá ter um encontro com Razgatlioglu.