A Can-Am está aparentemente a trabalhar num novo capacete inteligente equipado com viseira aquecida e sistema de comunicação integrado, entre outras inovações.
Recentemente, a reconhecida fabricante de veículos motorizados tem estado em destaque após o lançamento dos seus novos modelos Origin e Pulse, disponíveis para pré-encomenda em vários mercados, tanto na Europa como noutros continentes.
De acordo com uma patente recentemente registada, o novo capacete inteligente da Can-Am promete revolucionar a experiência dos motociclistas. Entre as características mais notáveis, destaca-se um sistema de comunicação integrado, embora ainda não seja claro se será compatível com outras marcas populares como Sena ou Cardo.
A viseira aquecida é outra característica interessante, ainda que alguns especialistas questionem a sua necessidade face à eficácia dos sistemas anti-embaciamento já existentes, como o Pinlock. O capacete também incorpora uma luz traseira para melhorar a visibilidade em condições de pouca luminosidade, bem como uma lanterna lateral com bateria própria.
A complexidade da patente dificulta uma análise detalhada, mas é evidente que o capacete incluirá uma bateria para alimentar o sistema de comunicação, altifalantes, microfone e a luz traseira.
Um possível desafio para a Can-Am será convencer os motociclistas a abdicarem dos seus sistemas de comunicação preferidos em favor do sistema integrado, cuja eficácia e facilidade de utilização ainda estão por provar.
Este novo capacete inteligente parece fazer parte de uma gama mais ampla de produtos em desenvolvimento pela BRP (Bombardier Recreational Products), empresa-mãe da Can-Am, para complementar as suas novas motas elétricas Origin e Pulse.