O tipo de sangue que tem pode dizer muito sobre a sua saúde. Pode ser um fator de risco e estar relacionado com diversos problemas como é o caso do risco de cancro do estômago. Assim, é importante estar atento de forma a conseguir prevenir e fazer algum tipo de tratamento caso seja necessário.

"O cancro do estômago, também chamado de cancro gástrico, pode desenvolver-se em qualquer parte do estômago, e pode 'espalhar-se', ou seja, disseminar-se, através do estômago e para outros órgãos. Pode crescer ao longo da parede do estômago, para o esófago ou para o intestino delgado", lê-se no ‘website’ da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O 'website' Health Digest cita um estudo publicado na BMC Cancer que revelou que os tipos de sangue A e AB estão mais susceptíveis de vir a desenvolver cancro do estômago. A investigação revelou que pessoas com o tipo de sangue A tinham um risco 13% superior de vir a desenvolver a doença em comparação com pessoas com o tipo de sangue O.

Já as pessoas com tipo de sangue AB tinha um risco 18% superior. A investigação juntou ainda resultados de outros 40 estudos para chegar ao mesmo tipo de conclusões. Nesse caso, pessoas com o tipo de sangue A tinham um risco 19% maior e com com o tipo de sangue AB o risco apresentou-se ligeiramente inferior, com 9%.

Como se pode explicar a ligação entre os tipo de sangue e o cancro do estômago

A verdade é que podem existir diferenças biológicas que acabam por explicar este risco mais elevado. Em causa está, por exemplo, a forma como o corpo lida com a inflamação, como as células interagem entre si e como o sistema imunitário deteta as células cancerígenas.

O 'website' Health Health revela que pessoas com o tipo de sangue A acabam por produzir menos ácido no estômago. Estão também mais vulneráveis a ter infeção com a bactéria Helicobacter pylori, que está associada ao risco deste tipo de cancro.

Os tipos de sangue e o risco de cancro do pâncreas

Da mesma forma que pode estar relacionado com o cancro do estômago, o tipo de sangue poderá também estar relacionado com o cancro do pâncreas. Segundo uma investigação da revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, pessoas com o tipo de sangue O tinham mais probabilidade de vir a ser diagnosticadas.

O mesmo estudo mostrou ainda de pessoas como tipo de sangue A tinham um maior risco do que quem tinha o tipo sanguíneo B.

Esta não foi a última recente pesquisa feito sobre o tema. Já em 2009 foi possível fazer esta ligação. Um estudo publicado no National Cancer Institute chegou a uma conclusão idêntica.

O risco de AVC também pode estar relacionado com o tipo de sangue?

Segundo um outro estudo publicado na Neurology, pessoas com o tipo de sangue do grupo A têm uma probabilidade maior de vir a ter AVC antes dos 60 anos. Para este estudo foram analisados 48 estudos genéticos.

As conclusões mostraram que existe uma relação entre o gene responsável pelo subgrupo sanguíneo A1 e o AVC precoce.