Se costuma comer antes de ir dormir, para não ter fome durante a noite, talvez já se tenha questionado se será um hábito saudável.

Este não é um tema consensual e, os poucos estudos que o abordam, apresentam conclusões opostas.

Se, por um lado, acredita-se que comer antes de dormir pode levar a um aumento de peso porque o metabolismo tende a abrandar durante o sono, e as calorias ingeridas poderão ficar guardadas como gordura, alguns especialistas afirmam que esse hábito é perfeitamente aceitável e pode até melhorar o sono e a perda de peso, refere o site Healthline.

Um estudo científico de 2008 concluiu que a velocidade do metabolismo basal à noite é quase tão alta como durante o dia e que, o corpo continua a precisar de muita energia durante o sono.

Porém, outros estudos (publicados em janeiro de 2013, julho do mesmo ano, e 2014) indicam que existe, sim, uma relação entre a ingestão de alimentos antes de dormir e o aumento de peso, mas tudo porque esse snack representa uma refeição extra e, por isso, calorias extra.

No caso de ter uma condição específica, como o refluxo gástrico, saiba que não deve comer nas últimas três horas antes de ir dormir, uma vez que o facto de se deitar aumenta a probabilidade de regurgitar.

Portanto, por não ser consensual, cada caso deve ser analisado de forma individual e, na dúvida, deve-se recorrer a um especialista.

Leia Também: As mulheres precisam de dormir mais do que os homens?