Com leite, puro, em tablete, quente ou como cobertura de bolo… O cacau é uma paixão global que transcende gerações, culturas e fronteiras.

Para celebrar este símbolo universal do prazer gastronómico, a Civitatis selecionou cinco destinos imperdíveis para os amantes de cacau. E alguns são bastante inesperados!

Gramado, Brasil

Em primeiro lugar da lista surge Gramado, no Brasil, mais concretamente no Rio Grande do Sul.

Conhecida como a "capital brasileira do chocolate artesanal", Gramado ostenta dezenas de marcas locais e uma forte cultura chocolateira impulsionada pelo turismo.

Uma das maneiras mais divertidas e completas de a descobrir é através do Chocobus: um autocarro temático que leva os visitantes às principais lojas e fábricas de chocolate artesanal da cidade, como a Prawer e a Gramadense.

Os visitantes também podem visitar um hotel totalmente inspirado na doceria e participar numa oficina para criar a sua própria tablete de chocolate. Um plano perfeito para famílias, casais ou qualquer pessoa que queira combinar turismo, diversão e sabor.

Zurique, Suíça

O país com o maior consumo per capita de chocolate do mundo também abriga algumas das marcas mais famosas do setor. Zurique, que surge em segundo lugar da lista, abriga o Museu Lindt Home of Chocolate, que impressiona desde o momento em que entra com a maior fonte de chocolate do mundo, com nove metros de altura. O museu conta a história da produção suíça e oferece degustação guiada.

Havana, Cuba

Cuba também tem uma forte ligação com o cacau, oferecendo um mergulho profundo nas raízes culturais e místicas do ingrediente. Por exemplo, em Havana, pode fazer uma 'tour' de chocolate e mel, que começa com uma cerimónia de gratidão ao Deus do Cacau, seguida de uma degustação de chocolates cubanos e cocktails típicos como a canchánchara, preparada com rum e mel direto do favo. A experiência culmina com a criação e degustação de um licor de chocolate artesanal, harmonizado com sobremesas e charutos.

Punta Cana, República Dominicana

A República Dominicana, o nono maior produtor mundial de cacau segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), destaca-se pelo seu cacau caribenho, conhecido pela sua qualidade e sabor intenso.

O produto é um componente essencial da gastronomia local e das experiências turísticas. Em Punta Cana, pode participar de uma oficina de chocolate artesanal, com aulas práticas sobre trufas e tabletes de chocolate decoradas.

Bruxelas, Bélgica

Por último, surge Bruxelas na lista de destinos. Considerada uma das capitais mundiais do chocolate, Bruxelas abriga o Choco Story, a sua embaixada oficial.

Localizado no coração da cidade, o museu oferece uma viagem pelos 5000 anos da história do cacau, desde as suas origens maias e astecas, até à sua popularidade nas confeitarias europeias. Além de aprender sobre o processo de produção, os visitantes podem desfrutar de uma demonstração ao vivo com um mestre chocolateiro e participar numa irresistível degustação de praliné.

Ora clique na galeria acima para descobrir estes destinos. E boa viagem!