Endometriose pode causar sintomas muito incómodos e, em alguns casos, incapacitantes como relações sexuais dolorosas, cólicas menstruais e dores pélvicas. Geralmente, os sintomas podem ser tratados com intervenção cirúrgica, analgésicos de venda livre e dietas ricas em alimentos anti-inflamatórios.

De acordo com Karan Rajan, um médico, citado no Huffpost, agregador de blogues, existe alguma esperança para as pessoas que sofrem de endometriose, uma vez que um novo estudo descobriu que as sementes de linhaça e a camomila podem ajudar a controlar a dor.

Leia Também: Endometriose. Seis mitos em que deve parar de acreditar

Para o estudo, investigadores iranianos analisaram os efeitos de dois medicamentos em 102 pessoas com endometriose, ou seja, ao longo de oito semanas, as participantes tomaram cápsulas de camomila (cerca de 9 gramas ou 3 chávenas de chá), óleo de linhaça (o equivalente a 2 colheres de sopa de sementes) ou placebo.

Descobriram assim que as pessoas que ingeriram "camomila e sementes de linhaça tiveram 38% menos dores pélvicas do que as que tomaram o placebo, 41% menos sexo doloroso e as cólicas foram reduzidas em 33%".

É importante lembrar que "algumas mudanças na dieta podem proporcionar alívio sintomático, como descrito neste ensaio, mas isso também pode não funcionar para todas as pessoas com endometriose".

Leia Também: Será endometriose? Cinco sinais a ter em conta durante a menstruação