A Honda submeteu recentemente uma patente de design que pode indiciar uma espécie de sistema anti-quedas – graças a um dispositivo na direção.

As descrições técnicas aparentam falar sobre um tipo de controlo eletrônico da direção – com um dispositivo que possa aplicar torque à roda frontal e, deste modo, manter a moto erguida se detetar que a velocidade angular da moto pode levar a uma queda.

O problema ao qual se pretende responder é assim descrito: ‘Quando um veículo com selim está em andamento, as operações de viragem são por vezes efetuadas sucessivamente em direções mutuamente diferentes, como uma curva à esquerda imediatamente seguida por uma curva à direita. Quando o condutor vira o guiador para realizar sucessivamente tais operações de viragem, tem havido um problema que o condutor possa ser levado a sentir desconforto se o controlo de estabilização de postura, em específico uma assistência de direção para manter a postura erguida, for realizado’.

Quanto à solução proposta, pode ler-se: ‘Um aspeto da presente invenção é um veículo conduzido em selim incluindo um atuador de direção que aplica torque numa direção de viragem para um aparelho de suspensão a apoiar um volante: primeiro, meios de deteção que detetam uma velocidade de rolagem angular de um veículo; e um aparelho de controlo que controla o atuador de direção, com base na velocidade de rolagem angular detetada pelos primeiros meios de deteção, para aplicar o torque ao aparelho de suspensão, no qual o aparelho de controlo inclui modos de controlo. Os modos incluem um primeiro modo de controlo que desempenha controlo para aplicar um primeiro torque de direção pré-determinado, e um segundo modo de controlo desempenha controlo para aplicar um segundo torque de direção mais pequeno do que o primeiro torque de direção. E altera entre o primeiro modo de controlo e o segundo modo de controlo se uma condição pré-determinada for satisfeita’.