A Piaggio apresentou várias novidades na EICMA, e uma delas é uma leve e moderna scooter: a Liberty, distinta e funcional, com duas configurações disponíveis.
Novo design, o mesmo espírito
Lançada originalmente há 27 anos, a Liberty tem sido um sucesso global com mais de um milhão de unidades vendidas. E, apesar de ter sido completamente redesenhada, mantém o espírito que a tornou tão bem-sucedida. Linhas elegantes e italianas, com uma nova parte frontal mais dinâmica e desportiva incluindo um novo farol LED horizontal.
O «central tie» inclui agora uma grelha em formato favo de mel, que liga a Liberty à Beverly e à Medley. Com linhas laterais compactas que ligam de forma elegante até à traseira, a scooter tem agora um novo elemento em alumínio no lugar dos antigos punhos do passageiro.
triângulo ergonómico (assento, guiador e posicionamento dos pés) foi igualmente redesenhado, proporcionando melhor conforto e controlo. O guiador está numa posição mais elevada e erguida. A bordo, o condutor encontra um novo painel de instrumentos LCD de cinco polegadas totalmente digital e a cores, que disponibiliza os dados essenciais.
Ciclística e motor de ponta
Ao nível do motor, a nova Piaggio Liberty tem três versões: 50 centímetros cúbicos, 125cc e 150cc. Em todos os casos, os motores são monocilíndricos quatro tempos refrigerados a ar. A 50cc é leve e ágil, ideal para os mais jovens. Uma ECU gere a temporização da ignição, mistura e faseamento dos mapas. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+. A transmissão é automática CVT.
Com vasta experiência em quadros para scooters, a Piaggio dotou a Liberty de um quadro em aço tubular, robusto e leve, que garante boa manobrabilidade e facilidade de condução. A distância entre eixos generosa garante estabilidade e segurança a qualquer velocidade. As jantes medem 16 polegadas à frente e 14 polegadas atrás.
O sistema de travagem inclui um disco e pinça de dois êmbolos na roda frontal, enquanto na traseira se encontra um tambor de travão. Nas versões de 125cc e 150cc há ABS. A forquilha telescópica dianteira e o amortecedor controlado por um braço oscilante em alumínio atrás compõem o conjunto de suspensões.
Duas versões diferentes
Há duas versões diferentes para cada uma das três cilindradas da nova Piaggio Liberty: a Liberty, em cor branco Bianco Luna e preto Nero Abisso; e a Liberty S, que tem as cores Bianco Luna, preto Nero Meteora, cinzento Grigio Materia e azul Blu Ardesia.