Férias pedem praia e há quem goste de passar o dia todo no areal em frente ao mar. Se costuma levar várias refeições, o melhor é ter cuidado. Existem alguns alimentos que podem acabar por estragar-se devido ao calor. Tenha atenção ao menu e evite levar alguns alimentos.

Escolher o que levar para a praia pode não ser uma tarefa fácil, mas se pensar que existem opções que podem acabar por trazer alguns riscos, o ideal é pensar bem em tudo o que leva. O acondicionamento é algo essencial, mas existem mesmo alimentos a evitar.

O agregador de blogues HuffPost falou com a nutricionista María de Lluc que revelou alguns dos alimentos que não deve trazer para um dia de praia uma vez que existem vários riscos associados.

"Há alimentos que, mesmo sendo inofensivos, podem enganar-nos se os levarmos para a praia sem cuidado. No verão, com o calor, há opções que evitaria completamente se fossem expostos ao sol algumas horas", começa por dizer a especialista.

Alimentos como tortilhas e omeletes mal passadas são de evitar. O calor pode acabar por afetar o ovo e trazer vários problemas mais tarde. Também saladas com maionese caseira convém que fiquem em casa em dias de maior calor.

Laticínios, como é o caso de iogurtes e queijo também convém ficarem bem refrigerados e na praia é algo que não consegue fazer. Também os ovos cozidos são de evitar num dia de praia.

Por fim, revela que croquetes ou panados que não sejam colocados num ambiente refrigerado também devem ficar de fora nas escolhas do que comer quando passar um dia inteiro na praia.

Contudo, se conseguir acondicioná-los da melhor forma, poderá levá-los, mas todo o cuidado é pouco. "Se não tiver uma boa geleira ou não os vai consumir rapidamente, é melhor optar por alimentos mais seguros."

Como preparar refeições saudáveis para a praia?

O Lifestyle ao Minuto falou com Mariana Pessanha, especialista em nutrição funcional e saúde holística, sobre como preparar marmitas para os dias de calor.

"Com a chegada do verão, manter uma alimentação saudável e equilibrada fora de casa pode ser um desafio e exige cuidados na conservação dos alimentos em dias quentes. As marmitas continuam a ser a opção mais prática, saudável e económica. Preparar refeições em casa para levar para o trabalho, praia ou atividades fora de casa ajuda a garantir refeições frescas, nutritivas e seguras", explica Mariana Pessanha.

"A primeira dica passa pelo planeamento das refeições. Um bom planeamento, idealmente semanal, ajuda a manter uma alimentação variada, mais equilibrada e de acordo com as nossas preferências ou restrições, além de se tornar mais económico. A escolha dos alimentos deve passar por opções que respeitem a época do ano, produtos frescos em vez de congelados e adequados ao tempo quente."

Como devem ser armazenadas?

"As refeições devem ser armazenadas em marmitas ou lancheiras herméticas e, preferencialmente térmicas, com acumuladores de frio, essenciais para manter os alimentos frescos até à hora da refeição. Em refeições com molhos ou condimentos, estes devem ser transportados à parte e misturados apenas na hora de comer. Contudo, sempre que possível, deve optar-se por especiarias para condimentar, ao invés de molhos, que contribuem para uma sensação de inchaço ou mal-estar", continua a especialista.