
O seu cabelo está quebradiço e mais seco do que é costume? O problema pode estar em algumas coisas que está a colocar. O melhor é pensar bem no que está a fazer uma vez que poderá ter consequências mais tarde. Saiba o que deve evitar o quanto antes.
Manter o cabelo saudável pode ser mais simples do que parece. Contudo, pode estar a 'deitar tudo por terra' com alguns ações que parecem inofensivas. Poderá achar que está a fazer tudo bem, mas acaba por ver os piores resultados algumas semanas mais tarde.
O 'website' HealthDigest revelou alguns dos erros que está a cometer e o que deve evitar colocar no seu cabelo para deixá-lo saudável por mais tempo. Um dos erros passa pelo uso de champô seco.
Abusar nesta solução pode trazer diversos problemas. Convém que mantenha uma rotina de limpeza e fazer o uso diário deste tipo de champô. O uso de forma excessiva pode enfraquecer o cabelo. Poderá também ficar com comichão frequente e até levar a algum tipo de infeção.
Sugerem até que use uma versão caseira de champô seco, à base de amido de milho ou de arroz, que não contêm álcool na sua composição. Também existem tratamentos que sugerem que coloque bicarbonato de sódio no cabelo. Esta não é a melhor solução uma vez que pode acabar por trazer diversos problemas.
As fibras do cabelo podem acabar por ser danificadas pelo uso deste tipo de produto. Poderá ficar com as pontas secas e deixar o cabelo mais frágil. A oleosidade natural do cabelo poderá também ser reduzida.
Cuidado também com a utilização de uma escova velha. Deverá ser limpa de forma frequente. "Escovas sujas podem fazer com que cabelos limpos pareçam sujos, oleosos e pesados. Bactérias, ácaros e fungos podem começar a encontrar um novo lar no seu cabelo. E quanto mais velha for a escova, maior a probabilidade de danificar o seu cabelo", revelou a dermatologista Tsippora Shainhouse.
Deve ter ainda atenção com os modeladores. Podem parecer uma boa solução e deixar cabelo com mais volume, mas não são a melhor escolha quando o objetivo é manter a saúde do seu cabelo.
Se usar este equipamento de forma frequente pode acabar por retirar humidade ao cabelo e deixá-lo mais quebradiço. A temperatura alta poderá queimar o cabelo e deixá-lo mais fraco. Por outro lado, o uso de extensões também deve ser evitado.
“O facto de puxarem constantemente podem fazer com que fique com o cabelo mais fraco e fazer com que seja mais complicado crescer de forma saudável”, revela Shani Francis. Outras soluções caseiras podem sugerir que junte sumo de limão ao cabelo.
Esta é outra prática que deve ser evitada uma vez que pode deixar o cabelo mais seco. Há quem use para deixar o cabelo mais claro, mas é algo que o sol acaba por fazer de uma forma natural. O uso de sumo de limão poderá fazer com que fique inflamado e levar ao aparecimento de erupções cutâneas.
Atenção ainda para o uso de algum tipo de gel no cabelo. Se for em grandes quantidades poderá fazer com deixe os poros obstruídos com células mortas, bactérias, ácaros e fungos. O mesmo acontece com lacas e outro tipo de produtos que ajudam a modelar.