Embora seja uma escolha de design deslumbrante que pode tornar um espaço externo mais aberto e arejado, esta cor também carrega consigo um significado prático e histórico. Falamos de 'haint blue' (azul esverdeado).

"Segundo as tradições sulistas dos EUA, diz-se que o azul esverdeado afasta os insetos (e os espíritos sobrenaturais) da sua casa quando pintado no teto da varanda", pode ler-se no site Good Housekeeping.

Leia Também: Primavera: Seis cores que têm de fazer parte da sua decoração

Michael Reiskind, professor de Entomologia analisou esta teoria e chegou a alguma conclusões.

"A cor recebeu o nome das tradições Gullah. Os Gullah Geechee são um grupo de pessoas descendentes de africanos escravizados que foram trazidos para o Sul Profundo. O grupo cunhou o termo 'haint' para descrever espíritos fantasmagóricos ou malignos", explica.

"Eles acreditam que os tons claros de azul esverdeado, apelidados de 'azul fantasma', ajudam a proteger as casas de espíritos indesejados. Através dessa prática, a cor da tinta também passou a ser associada à dissuasão de insetos. De acordo com a tradição Gullah, diz-se que a cor impede que insetos e fantasmas apareçam na sua casa, porque eles confundem a cor com o céu ou a água - ambos são coisas pelas quais se passa, não onde se fixa residência", acrescenta.

Teto de varanda pintado com 'haint blue'© Shutterstock

Apesar disso, Reiskind deixa a nota: "Duvido que qualquer cor seja repelente para os insetos, exceto em situações muito específicas. O mais comum é que existam cores que são atraentes para determinados insetos, incluindo alguns tons de azul para moscas, mas a repelência de cores não é bem fundamentada".

Leia Também: As piores dicas de decoração que os designers descobrem no TikTok