O calor do verão pede receitas leves, frescas e práticas. É o caso destas saladas com feijão-frade. São simples e muito saborosas. O melhor de tudo é que ficam prontas em menos de nada. No tempo de colocar a mesa, já terá uma destas receitas prontas a comer.

Se quiser perder algum tempo e for do seu agrado, até pode cozer o feijão. Contudo, será bastante mais prático se usar de lata ou de frasco. Mais simples e com muito menos trabalho.

Depois de juntos todos os ingredientes só tem de acrescentar os temperos que mais gostar. Veja estas três receitas.

Salada de feijão-frade e atum

Para um almoço ou jantar leve, nada como preparar esta receita de salada de feijão-frade com atum partilhada no 'website' do Pingo Doce.

Ingredientes:
1 embalagem de rúcula
3 ovos
Àgua qb
1 colher de sobremesa de sal
1 lata pequena de feijão-frade cozido
2 latas pequenas de atum em azeite
1 cebola roxa
3 tomates com rama
2 colheres de sopa de vinagre

Modo de preparação:
1- Coza os ovos durante 7 a 8 minutos em água temperada com sal. Passe por água fria e descasque-os. Reserve. Misture o feijão-frade bem escorrido com o atum, adicione a cebola finamente picada e o tomate limpo de sementes e cortado em cubos.
2- Junte o vinagre e misture muito bem. Espalhe a rúcula num prato fundo e por cima disponha a mistura preparada. Polvilhe com os ovos cozidos picados.

Salada de bacalhau e feijão-frade

O leitor que pediu uma receita fácil, com poucos ingredientes? Aprenda a fazer uma salada de bacalhau com feijão frade. A proposta é da nutricionista Lilian Barros.

Ingredientes:
100 g de bacalhau
30 g de salsa
50 gramas de feijão frade
1/2 cebola
Tomate a gosto
Azeite q.b.
Vinagre q.b.

Modo de preparação:
1- Coza o bacalhau. Depois, deixe arrefecer e desfie.
2- Corte o tomate.
3- Pique a salsa e a cebola.
4- Numa taça, adicione o feijão frade, o bacalhau desfiado, o tomate cortado, a salsa e a cebola picadas.
5- Tempere com azeite e vinagre.

Salada de feijão com cuscuz

Com esta receita de salada de feijão com cuscuz, poderá fazer uma viagem exótica e surpreender o paladar. Veja esta esta sugestão da Auchan.

Ingredientes:
Para o cuscuz:
180 gramas de cuscuz
2 gramas de cebolinho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café sal
Para a salada de feijão:
320 gramas de feijão-frade cozido
280 gramas de pepino
120 gramas cenoura
80 gramas de tiras de pimento
80 gramas de nabo
60 gramas de cebola
60 gramas de folhas de alface
40 gramas de amendoim tostado
1 colher de sopa azeite
1 colher de sopa vinagre de maçã
1 colher de café sal marinho
1 colher de café pimenta preta
4 gomos limão

Modo de preparação:

1- Lave e pique o cebolinho. Coloque o cuscuz numa tigela e regue por cima o azeite e espalhe o cebolinho picado. Considere duas medidas de água para uma de cuscuz. Ferva essa água com o sal e depois verta por cima do cuscuz. Tape por 5 minutos e depois solte o cuscuz com um garfo.
2- Depois, comece a fazer a salada. Pique grosseiramente o amendoim tostado e reserve.
Lave os legumes e passe o feijão por água corrente caso seja de conserva. Descasque a cebola, limpe o pimento das partes brancas e pique ambos. Rale a cenoura e o nabo finamente.
3- Descasque o pepino, mas não tire totalmente a casca. Depois corte na longitudinal e retire as sementes, com ajuda de uma colher de sobremesa e lamine em meias luas.
Corte a alface em juliana. Numa taça junte todos os ingredientes da salada menos o pepino, o amendoim e os gomos de limão e tempere com o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta preta. Envolva bem mas com cuidado.
4- Sirva num prato com o cuscuz, o pepino laminado e os gomos de limão que vão servir para depois refrescar toda a salada no momento de saborear.
Salpique com o amendoim picado.