Nos últimos dias, Portugal e várias zonas da Europa têm sido atingidas por uma onda de calor. No domingo, foi registado um recorde de temperatura no país em junho com 46,6ºC. A partir desta terça-feira, as temperaturas estão ligeiramente mais baixas, mas ainda pode sentir necessidade de manter-se fresco para conseguir aguentar melhor os dias e dormir bem à noite.

A Sky News partilhou algumas dicas que tanto se adaptam à realidade do Reino Unido, como foi o âmbito do artigo, como ao caso português. São truques simples e práticos que acabam por fazer com que consiga superar melhor as altas temperaturas.

Passada esta vaga, são dicas que pode usar numa próxima que vier ou mesmo durante todo o verão.

Evite o consumo de álcool

Grande parte das bebidas alcoólicas atuam como diurético o que pode levar à desidratação. Também os cafés e os chás devem ser evitados.

Coloque o pijama no congelador

Só precisa de os deixar durante uns minutos. Vão acabar por refrescar o corpo e fazer com que consiga adormecer melhor. Ao longo do dia, explicam que deve optar por roupas largas e frescas, por usar chapéu de sol e óculos. O uso de roupas claras também o vai deixar mais fresco.

Ligue a ventoinha e coloque gelo à frente

Se não tiver ar condicionado, esta é uma dica que pode ajudar. Ligar a ventoinha e colocar uma panela com cubos de gelo à frente irá fazer com que circule um ar gelado. Encher um saco de água quente com água gelada também ajuda.

Troque o edredão

O melhor é guardá-lo nesta altura e apostar em lençóis finos de algodão. Explicam que podem ajudar a absorver melhor o calor. Ao longo da noite, a temperatura do corpo cai e irá sentir-se mais confortável.

Tente distrair-se

Ao deitar-se na cama e não conseguir adormecer, poderá ficar mais irritado. Assim, poderá ajudar apostar numa atividade mais relaxante como ler. O telefone deve ser evitado uma vez que pode estimular o cérebro e dificultar ainda mais o adormecer.

Durma num andar debaixo (se for possível)

Se tiver uma casa com mais do que um andar, o ideal é dormir em baixo. Por normal, é uma zona mais fresca da casa.

Gelo no pulso

Aplicar gelo no pulso ou no pescoço pode ajudar a diminuir o calor do corpo. Explicam que os vasos sanguíneos estão mais próximos da superfície da pele nestas áreas.

Mantenha-se hidratado

Beber bastante água é algo que deve fazer ao longo do dia. Recomendam pelo menos entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

Mais dicas para manter-se hidratado

O 'website' Frederick Health partilhou algumas dicas que podem fazer a diferença, tudo para que consiga manter-se hidratado ao longo do dia. Por exemplo, deverá conseguir beber mais água. Conhecer os sinais de desidratação também é importante.

Por outro lado, deve verificar a cor da sua urina. Se tiver um tom mais claro, está tudo bem. Se ficar mais escura, é sinal de alguma preocupação. Consumir mais alimentos ricos em água é outra forma de conseguir manter-se hidratado. Aposta ainda em probióticos, que melhoram o sistema imunitário e a digestão.