A Yamaha revelou há dias alguns dos modelos de 2025, com particular atenção às suas motos de maior performance e orientada para pilotos profissionais: a nova R1 GYTR. Esta moto de alta performance, equipada com tecnologia de ponta, promete brilhar em pista.
A R1 GYTR é o resultado de anos de experiência da Yamaha no MotoGP, trazendo para as pistas convencionais a tecnologia testada e aprovada nas competições de elite. No coração desta máquina impressionante encontra-se um motor crossplane CP4 de 4 cilindros e 998 cc, herdeiro direto da lendária M1, múltipla vencedora no campeonato mundial.
Uma das características mais notáveis deste propulsor é a sua sequência de ignição desfasada, que proporciona um binário linear e uma tração excecional na roda traseira. Aliado a uma unidade de controlo eletrónico (ECU) GYTR totalmente programável, este conjunto oferece aos pilotos um controlo sem precedentes sobre a potência e o desempenho da moto.
A sigla GYTR, que significa “Genuine Yamaha Technology Racing”, não é apenas um nome, mas uma promessa de excelência. Cada componente da R1 GYTR foi meticulosamente desenvolvido por uma equipa de engenheiros de competição, visando oferecer o máximo desempenho em circuito.
Esta Superbike vem equipada de fábrica com um pacote completo de peças especializadas para pista, eliminando a necessidade de modificações adicionais. Desde o sistema de escape otimizado até à carenagem aerodinâmica, tudo na R1 GYTR foi pensado para maximizar a velocidade e a eficiência em ambiente de corrida.
As especificações técnicas são igualmente impressionantes. O motor de 4 tempos conta com refrigeração líquida, dupla árvore de cames à cabeça (DOHC) e 4 válvulas por cilindro. Com um diâmetro x curso de 79,0 x 50,9 mm e uma taxa de compressão de 13,0:1, este propulsor promete entregar potência em toda a faixa de rotações.
A transmissão de 6 velocidades, combinada com uma embraiagem multidisco em banho de óleo, garante trocas de marcha suaves e precisas, essenciais para manter o ritmo nas curvas mais apertadas dos circuitos.
Source: Yamaha