Nos dias 18, 19 e 20 de Julho, o Alentejo teve a sua maior representação de sempre, em mais de 10 anos, no ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis, que decorreu em Guimarães, organizado pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, superando os seus últimos 12 anos de representação e mostrando «fortes sinais» do Movimento Associativo Juvenil da região.

O Alentejo, liderado e representando pela FRAJAL – Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, “invadiu” o ENAJ com mais de 60 jovens de várias associações juvenis de todos os distritos do Alentejo. Em destaque estiveram as associações Juvenis Lourencinho, Libermente e Uévora Júnior Business, que apresentaram os seus projectos em palco no Painel “Apresentação de Boas Práticas Associativas”, e o Grupo Académico Seis Tetos, que actuou no Espaço Plataforma das Artes e da Criatividade, em representação do Alentejo. Também o maior grupo de K-pop em Portugal, os Heart Gun, a convite do Instituto Cultural de Évora, actuaram no Encontro Nacional das Associações Juvenis. A FRAJAL também participou no painel Movimento Associativo- Plenário: Presente e Futuro das Políticas de Juventude e do Diálogo Estruturado Jovem para Políticas Autárquicas.

O Encontro Nacional das Associações Juvenis contou a presença de Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Domingos Bragança Salgado, presidente da Câmara de Guimarães, Fernando Vieira, presidente da FNAJ, Sónia Files, do Portugal Inovação Social, Carlos Ribeiro, do Laboratório da Paisagem, Matia Losego – Amnistia Internacional Portugal, Vítor Dias, Director Regional do Norte do IPDJ, Nelson Felgueiras, vereador da Juventude da Câmara de Guimarães, e muitas mais personalidades políticas e institucionais.