
“Almalaguês” é nova criação do Teatrão e conta com elenco comunitário desta freguesia e direção da coreógrafa e criadora Aldara Bizarro. O espetáculo estreia já no próximo dia 25 de julho, às 19h30, contando ainda com duas outras sessões nos dias 26 e 27 à mesma hora.
Para acompanhar e aprofundar a discussão que o espetáculo pretende fazer, o Teatrão criou um programa de atividades paralelas que tem início já amanhã. Às 18h30 de quinta-feira, o largo da Capela de N.ª Sr.ª da Alegria, em Almalaguês, recebe uma conversa com artistas ligados às artes performativas que, ao longo dos anos, têm trocado o trabalho e a vida em grandes centros urbanos por projetos que procuram a escala do real, do contacto genuíno. Aldara Bizarro, Bernardo Chatillon e Carlota Lagido vão trocar ideias com Isabel Craveiro sobre os territórios de interior, a dança contemporânea, e sobre o que a arte pode re-significar para lugares e pessoas invisíveis ao poder político no perigoso contexto atual.

Isabel Craveiro
O Teatrão convida todos os participantes a trazer comida que, no final, será servida num jantar partilhado entre todos.
Já no domingo, a partir das 19h, o Adro da Igreja de São Tiago enche-se de um som reconhecível por todos na freguesia de Almalaguês: António Freire, que lidera os Gaiteiros Rainha Santa, vai dirigir uma oficina que aborda a história da gaita de foles – quer em Portugal, quer na Europa e no mundo – e que coloca os participantes em contacto e experiência direta com este instrumento de sopro único.
A inscrição em ambas as atividades é gratuita, mas obrigatória através dos formulários disponíveis em tinyurl.com/ConversaAlmalagues (Conversa) e tinyurl.com/GdFAlmalagues (oficina de gaita de foles).
O espetáculo também tem entrada livre, sendo necessária reserva através de 239 714 013, 912 511 302 ou info@oteatrao.com
O Teatrão está a organizar uma plataforma para combinar boleias até Almalaguês nos dias do espetáculo e convida o público a inscrever-se através dos contactos acima referidos.