
‘Cuidar’ foi o verbo orientador escolhido por Ana de Jesus e pela sua equipa para estar na base da candidatura à Junta de Freguesia de Cucujães. Cuidar do património da freguesia, cuidar do património ambiental, cuidar da mobilidade e segurança e cuidar das pessoas são os quatro pilares da equipa, que vai a votos pelo PS nas próximas eleições autárquicas.
Reabilitar a sede da Junta de Freguesia, o Centro Cultural de Cucujães e o Centro de Saúde, criar novas centralidades na freguesia, manter os espaços públicos cuidados e promover a reciclagem, concluir passeios inacabados, revisitar os sinais de trânsito e passadeiras, e a promoção de uma cultura de escuta e proximidade com as associações desportivas e culturais, bem como as IPSS e outras entidades e instituições encontram-se entre os planos enumerados por Ana de Jesus para a freguesia.
“Quem me conhece sabe bem que sempre direcionei muito do meu tempo para a vida pública. Estive e estou na igreja, estive e estou nas associações, estive e voltarei a estar na vida política”, sublinhou a candidata. Atendendo a este percurso, Ana de Jesus admitiu que candidatar-se à liderança da freguesia foi uma ideia que surgiu “naturalmente” e sem “grandes surpresas”.
Sobre a sua equipa, destacou a prontidão com que os membros se disponibilizaram para fazer parte do projeto. “Tive a preocupação de que a minha equipa tivesse pessoas das mais variadas idades. Queria dar um foco especial aos jovens, [porque] o futuro está nas pessoas novas, Ao contrário [do que] muitos pensam, eles são muito bons a pensar a sua terra”, sustentou.
A cerimónia de apresentação contou com diversas caras socialistas, inclusive a de Joaquim Jorge e de Bruno Aragão, presidente da Comissão Política Concelhia do PS, que não pouparam nos elogios à candidata por Cucujães nas suas intervenções. “A responsabilidade de um projeto político é coletiva (...) e a minha responsabilidade enquanto dirigente partidário é escolher as melhores lideranças (...). Levei muito a sério essa responsabilidade”, partilhou Aragão, reconhecendo que o nome de Ana de Jesus lhe surgiu mais facilmente do que qualquer outro para a freguesia.
Por sua vez, Joaquim Jorge admitiu que não tem quaisquer dúvidas de que Ana de Jesus vá fazer um “grande trabalho” por Cucujães. Referindo que a candidata possui uma grande experiência autárquica e uma forte ligação ao movimento associativo e religioso, Joaquim Jorge preferiu, ainda assim, destacar outros aspetos que admira na candidata. “Ana de Jesus é uma mulher de princípios e valores e uma pessoa com profundas preocupações sociais Esta candidatura revela o seu amor a esta terra e aos cucujanenses e a forma como encara a vida e a política.”
Membros Efetivos da equipa de Ana de Jesus
Filipe Magalhães; Jorge Ascensão; Luísa Fonseca; Eduardo Faria; Manuel José Soares; Jéssica Silva; Paulo Neto; Luís Miguel Silva; Margarida Santos; Álvaro Rocha; Samuel Brandão; Angélica Brites
