
Arronches prepara-se para receber de 10 a 13 de julho a 14ª edição da sua Feira de Actividades Económicas (FAE), um dos maiores e mais emblemáticos eventos do concelho, que ao longo dos anos se consolidou como motor de desenvolvimento económico e cultural da região.
A edição deste ano, apresentada publicamente pelo presidente da Câmara Municipal, João Crespo, terá mais de 200 expositores e um cartaz cultural e musical de peso, com nomes como Quim Barreiros, Mariza, Dillaz e Pedro Abrunhosa.«É com enorme satisfação que nos reunimos para dar a conhecer um dos momentos mais marcantes do nosso calendário anual.
Mais do que um evento, esta feira é uma montra viva do que se faz de melhor no nosso concelho, na agricultura, no comércio, na indústria, nos serviços, na inovação e no saber-fazer local«, afirmou João Crespo, sublinhando o orgulho na evolução que a feira tem conhecido ao longo das suas edições. «Temos vindo a desenvolver a feira de forma sustentável, afirmando-a como ponto de referência regional do nosso potencial económico, cultural e gastronómico».
Economia local em destaque e espectáculos para todos os gostos
A edição deste ano reforça a presença das empresas e instituições do concelho. Dos 82 expositores com stands presentes, 30 representam empresas, associações e instituições do próprio município. A área agropecuária terá também grande relevância, com 27 expositores de maquinaria e serviços agrícolas e cerca de 75 produtores que apresentarão um total de 300 animais (ovinos, bovinos e caprinos)
Já a gastronomia, muito procurada neste certame, estará representada por cinco tasquinhas e o restaurante oficial da Câmara, onde serão servidos pratos típicos da região. «Este ano conseguimos aumentar o número de tasquinhas para cinco, o que nos permite oferecer mais diversidade e reduzir o tempo de espera para os visitantes. Queremos que todos se sintam bem recebidos e possam desfrutar da nossa gastronomia com tranquilidade», referiu João Crespo.
O cartaz musical promete ser bastante atractivo e inclui nomes bem conhecidos do grande público. Quim Barreiros abre as festividades no dia 10, seguido de Mariza no dia 11, Dillaz no dia 12 e Pedro Abrunhosa no encerramento, no dia 13. O programa prevê ainda a participação de DJ’s e espectáculos temáticos como “I Love Bailo Funk” e “I Love Reggaeton”, além das actuações dos grupos locais que têm sempre o seu espaço na Feira, como o Grupo Coral Vozes à Janela e o Grupo Verde Maio.
A feira inclui ainda concursos pecuários (ovinos das raças Merino Alemão, P3, Charolês), o tradicional Leilão de Ovinos e Caprinos, os concursos do Rafeiro do Alentejo e do Cão Serra de Aires, sendo a novidade deste ano a realização de uma Corrida de Touros, na tarde de sábado, dia 12.
“Estes concursos e o leilão são momentos muito importantes para os nossos produtores e criadores. É uma forma de valorizar o que é nosso, o que distingue Arronches no panorama regional e nacional”, sublinhou o autarca, que destacou ainda a novidade da Corrida de Touros, que o Município espera que seja mais um motivo para atrair visitantes à vila e ao certame.
Investimento com retorno esperado
O investimento na feira ronda os 300 mil euros. O autarca destaca que se trata de “um investimento, não um custo”, com impacto esperado não apenas nos dias do evento, mas ao longo do ano, pelo incremento da actividade económica e turística. «Queremos que as pessoas visitem Arronches, conheçam os nossos monumentos, os nossos museus e fiquem nos nossos alojamentos», frisou.
A organização apostou este ano também em melhorias na infraestrutura do recinto, incluindo o reforço do número de casas de banho, a reorganização dos camarins e a relocalização da zona infantil. «São medidas que visam melhorar o conforto e a funcionalidade do evento, respondendo às sugestões dos visitantes e expositores», explicou João Crespo.
A divulgação junto do público espanhol tem sido também uma estratégia do Município, com campanhas em Badajoz e outras localidades da Extremadura, recorrendo a rádios locais, mupis e televisão, pois como destaca João Crespo, «o mercado espanhol é muito importante pela sua dimensão e proximidade, e acreditamos que o investimento na divulgação vai traduzir-se numa maior afluência de visitantes do outro lado da fronteira».
Um convite a toda a região
A FAE pretende atrair público de todo o distrito de Portalegre, do norte do distrito de Évora e da vizinha Espanha, com um programa diversificado que combina economia, cultura, gastronomia e tradição. «Esperamos que esta 14ª edição seja um sucesso e que todos os visitantes levem de Arronches a melhor das impressões», concluiu João Crespo.
