Os trabalhadores da Autoneum Portugal, em Setúbal, vão realizar uma nova greve de 24 horas na próxima segunda-feira, dia 19 de Maio, com uma concentração agendada para as 9h30 junto à portaria da fábrica, no Alto da Guerra.

A decisão foi tomada após o rejeitar, em plenário, da última proposta salarial da administração, considerada insuficiente.

A paralisação será promovida pelo SITE Sul (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul), que, em comunicado, afirma que os trabalhadores estão determinados a continuar a luta por salários justos, capazes de recuperar o poder de compra perdido e responder ao agravamento do custo de vida.

Esta nova greve surge na sequência da paralisação realizada a 9 de Maio, que registou uma adesão significativa e provocou a paragem quase total da produção na unidade fabril.

O sindicato sublinha que a proposta apresentada pela empresa não satisfaz as necessidades dos trabalhadores nem acompanha a inflação registada nos últimos anos, reiterando que a luta irá continuar enquanto não forem apresentadas condições salariais dignas.