A Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a APPACDM de Setúbal, promoveu, ontem, dia 21 de maio, um almoço intercultural no âmbito do projeto “Cozinha Vizinha”, que visa integrar a comunidade e valorizar a diversidade cultural da cidade.

O evento teve lugar nas instalações da APPACDM no Bairro dos Pescadores e contou com a presença de vários membros da comunidade, incluindo autarcas, técnicos e utentes da associação.

Durante o almoço, pratos tradicionais de diferentes culturas foram preparados por utentes da APPACDM e técnicos municipais, destacando-se o pastel de peixe de Cabo Verde, a moqueca de peixe do Brasil e a sobremesa russa napoleão.

A iniciativa fez parte do programa “Maio – Diálogo Intercultural”, que ao longo do mês promove diversas atividades para sensibilizar a população para a importância da interculturalidade e inclusão.

O vereador dos Direitos Sociais e Saúde da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, destacou a relevância das parcerias para garantir respostas comunitárias eficazes. “Esta é uma iniciativa que assinala a importância das boas parcerias”, afirmou.

Ainda enfatizando a proximidade entre as comunidades dos bairros Grito do Povo e dos Pescadores, onde o trabalho conjunto se materializa em ações concretas de inclusão e coesão social.

Criado em 2008, o Maio – Diálogo Intercultural tem como objetivo promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, destacando a riqueza da diversidade cultural da cidade de Setúbal.

“Setúbal é uma cidade onde ninguém fica para trás, e este projeto reflete a capacidade das nossas comunidades e do movimento associativo”, sublinhou o vereador.

A parceria entre a Câmara Municipal e a APPACDM visa também promover a autonomia e as competências dos utentes da instituição, através de atividades como workshops de culinária, visitas temáticas e a criação de uma brochura de boas práticas.

Para a representante da direção técnica do CAARPD da APPACDM, Sara Cravo, o projeto oferece aos jovens da instituição a oportunidade de explorar novos sabores e técnicas, expandindo seu repertório cultural e culinário.

O evento, que integra o projeto Coesão Sócio-Territorial através das Margens, foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo fortalecer os laços de vizinhança, promover a saúde e estimular as relações comunitárias.

Segundo Lenice Gomes, da Divisão de Direitos Sociais e Saúde, o Maio – Diálogo Intercultural é um reflexo do compromisso da Câmara Municipal em tornar Setúbal cada vez mais inclusiva, acolhedora e promovedora da igualdade de oportunidades para todos.

A atividade também reflete o empenho da Câmara e da APPACDM na promoção de um estilo de vida saudável e na integração plena das pessoas com deficiência na sociedade, garantindo que a cidade de Setúbal seja um lugar de convivência e respeito para todos os seus cidadãos.