
A aldeia do Coentral Grande, em Castanheira de Pera, tornou-se a 28.ª a integrar a Rede das Aldeias do Xisto, prestigiado projeto da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento do Território das Aldeias do Xisto.

A cerimónia oficial decorreu a 4 de julho, dia do 111º aniversário do concelho, no Largo do Vidoiro (Coentral Grande), com a presença de representantes autárquicos, associativos e membros da comunidade local, que testemunharam o descerrar da placa comemorativa ali colocada.

A união reforça a singularidade desta rede que agora agrega uma aldeia com um rico e singular património cultural associado ao fabrico e transporte de neve. Como reforçou António Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, na cerimónia – “O Coentral Grande vai trazer identidade que mais nenhuma aldeia do Xisto tem” – referindo-se à importância histórica do labor dos neveiros originários deste território.
Esta integração é o resultado de um processo iniciado em 2010, marcado por várias vicissitudes, e que ganhou novo impulso após os incêndios que devastaram o território em 2017. A sua concretização chegou em 2024, com o apoio unânime das entidades públicas, privadas e associativas que compõem a base social da ADXTUR.

Abrindo portas à coesão e à criação de valor a nível regional, vontade já iniciada também com a Rota dos Neveiros (rede lançada em 2023 em parceria com o Cadaval e recentemente aberta ao Funchal), o Coentral Grande pretende ser um destino de experiências com a identidade e a valorização do endógeno como mote.

Sobre as Aldeias do Xisto
Lançado em 2001 pela CCDRC e gerido pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento do Território das Aldeias do Xisto, o projeto das Aldeias do Xisto congregava até ao momento 27 aldeias/comunidades (12 delas na zona da Serra da Lousã, 5 na Serra do Açor, 6 a acompanhar o rio Zêzere e 4 junto ao Tejo-Ocreza). Tudo em território do Centro de Portugal, entre o litoral e o interior do país.
Vocacionadas para o turismo sustentável que preserve o património arquitetónico, promovem ofícios tradicionais, gastronomia, natureza, e iniciativas culturais.