
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, IP, atingiu antecipadamente os objetivos contratualizados no âmbito do Programa Qualifica AP, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A meta de 503 participantes da Administração Pública em processos de qualificação foi superada em junho de 2025, nove meses antes do prazo estabelecido, fixado para 31 de março de 2026.
Ao todo, foram acompanhados 516 trabalhadores da Administração Pública, tendo 168 concluído com sucesso os seus processos de certificação de competências. Entre estes, 134 obtiveram certificação no âmbito do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) profissional, enquanto 34 alcançaram certificação escolar.
De acordo com a coordenação do Centro Qualifica para a Administração Pública da CCDR Alentejo, «a articulação com os empregadores públicos tem sido essencial para alcançar estes resultados. Estamos a investir nas pessoas e, ao mesmo tempo, a melhorar os serviços prestados à população».
A iniciativa representa, segundo a entidade, um contributo relevante para a modernização dos serviços públicos, reforçando a sua eficácia, eficiência e promovendo a valorização profissional dos trabalhadores da Administração Pública na região.