Durante quatro dias, a Centro de Portugal Film Commission fez-se representar na 78ª Edição do Marché du Film em Cannes, pela Direção Executiva da Associação, na pessoa da arquiteta Mariana Calaça Baptista.

“Com uma agenda apertada de eventos, a aposta desta edição foi a realização de reuniões e networking que possam permitir à Região do Centro afirmar-se na produção audiovisual com maior proximidade às regiões vizinhas de Espanha, estendendo a promoção dos territórios fronteiriços do interior de Portugal às regiões de Castilla y Léon e Extremadura. Envolvendo futuramente a Portugal Film Commission, pretende-se dar inicio a um processo de cooperação entre Espanha e Portugal”, adianta em nota o Centro de Portugal Film Commission.

O objetivo desta cooperação transfronteiriça é “ampliar a promoção das film locations nacionais e uma maior coesão territorial da Península Ibérica. Esta iniciativa irá permitir a realização de ações concretas de promoção partilhada como, por exemplo, a realização de fam trips com location scouters e a partilha de indicadores de procura do território por parte das produtoras de cinema internacionais”.

Neste enquadramento a Associação de Film Commissions Ibero-Americana que tem vindo a desenvolver uma rede de cooperação desde 2024, “tem-se revelado importante ao aproximar as entidades responsáveis pela promoção do território através do cinema e audiovisual e ao proporcionar uma maior afinidade de objetivos e partilha de recursos”, frisa.

Outra aposta desta edição para a Centro de Portugal Film Commission no Marché du Film foram as empresas que estão na liderança da promoção das tecnologias digitais para produção cinematográfica e audiovisual, nomeadamente a Orbital Studios e a Largo.ai. Em parceira com estas empresas, em breve serão anunciadas duas Master Classes online, para que os produtores portugueses e os alunos das universidades da Região do Centro de Portugal, possam conhecer as tecnologias digitais mais avançadas na produção de filmes aos dias de hoje.