
A Bola de Ouro 2025, tradicionalmente um dos maiores eventos do futebol mundial, trará uma inovação histórica, pela primeira vez, a cerimônia, que já está marcada para 22 de setembro, terá uma distribuição igualitária de troféus entre as categorias masculina e feminina, anunciada pela France Football, organizadora do evento.
Este ano, além da consagração do melhor jogador masculino, o evento premiará também as jogadoras femininas com troféus equivalentes, refletindo o crescente reconhecimento do futebol feminino.
Assim, além do tradicional Troféu Kopa (para o melhor jovem), Troféu Yashin (para o melhor goleiro) e Troféu Gerd Müller (para o maior artilheiro), os prêmios femininos passarão a ser igualmente distribuídos, reconhecendo as melhores jogadoras, goleiras e artilheiras da temporada.
A medida visa aumentar a igualdade de gênero no esporte, com uma premiação que, até então, era focada apenas no futebol masculino.
A mudança já se reflete na inclusão do melhor jogador e treinador feminino, que foram introduzidos nas edições anteriores, agora, em 2025, com a renovação do formato, a Bola de Ouro avança no seu compromisso de reforçar a representatividade no futebol.
Com esta inovação, espera-se que a cerimônia não celebre apenas os grandes feitos de atletas masculinos, mas também dê a devida visibilidade ao futebol feminino, consolidando ainda mais a sua importância no cenário esportivo mundial.
A Bola de Ouro 2025 não será apenas um marco na história do evento, mas também um passo importante para a promoção da igualdade no desporte.