Beja, Portugal
18 de Julho de 2025

O terceiro KC-390 (26903, 497CDE) da Força Aérea Portuguesa aterrou ao início da manhã de 18 de Julho de 2025 na Base Aérea N.º 11 (BA11) em Beja, Portugal, após travessia do Atlântico iniciada do Recife, no Brasil, e com escala em Cabo Verde. Enquadrando a frota da Esquadra 506 – “Rinocerontes” da FAP, faz parte de um conjunto agregado de seis unidades contratadas (cinco do contrato inicial de 2019 e uma adicional accionada em 2025).

 

Podemos observar o KC-390, na placa em aproximação aos “hangars”, georreferenciação 38.092996228925905, -7.926093097735533 , no ritual de recepção da saudação de água, sob um arco de água projectado por duas viaturas Protec-Fire MTEC 670 ARFF (“Aircraft Rescue and Firefighting”) dos Operadores de Sistemas de Assistência e Socorro (OPSAS) afectos ao Sector de Assistência e Socorro (SAS) da BA11. O formato em arco simboliza passagem e renovação, como uma espécie de portal que marca uma mudança ou momento importante. Tem origens no contexto naval, em que rebocadores lançavam jactos de água para saudar navios que chegavam ou partiam em ocasiões especiais. Este gesto substituía (ou complementava) as salvas de canhão, um meio tradicional de saudação e honra no mundo naval.

Entregue formalmente em Gavião Peixoto (ICAO SBGP), nas instalações e pista do fabricante Embraer, a 17 de Julho de 2025, a aeronave descolou pelas 19:28 UTC desse mesmo dia, sob o “callsign” AFP04, com destino ao Aeroporto Internacional do Recife (ICAO SBRF), onde aterraria cerca das 22:25 UTC. Descolaria de Recife pelas 00:11 UTC de 18 de Julho de 2025, iniciando a travessia do Atlântico com destino a Cabo Verde, para escala, aterrando ao final de menos de 4 horas de travessia, pelas 04:07 UTC no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia (ICAO GVNP). Retomaria voo pelas 05:18 UTC, rumando à Base Aérea n.º 11, em Beja, Portugal (ICAO LPBJ), onde aterraria pelas 09:20 UTC (10:20 locais) de 18 de Julho de 2025.

Em produção pela Embraer desde 2014, e com o primeiro voo a 3 de Fevereiro de 2015, o KC-390 tem um comprimento de 35,2 metros, uma envergadura de asa de 35,05 metros, é propulsionado por 2 motores IAE V2500-E5, que lhe permitem uma velocidade de cruzeiro de 870 km/h. Tem uma tripulação de 4 elementos, podendo transportar 80 passageiros ou 66 paraquedistas equipados, com um peso máximo na descolagem de 81 toneladas. Tem um alcance operacional de 2 000 km (com 26 toneladas de carga) a 5 000 km (com 14 toneladas de carga), e até 6 240 km (em trânsito, sem carga).
Em 2019, foram encomendadas por Portugal, ao fabricante brasileiro Embraer, um total de 5 unidades (a serem entregues, em ritmo de um unidade por ano, de 2023 a 2027), que irão substituir os Lockheed C-130 H “Hércules” da Esquadra 501 “Bisontes” da FAP. A primeira unidade (26901) ao serviço da FAP a 16 de Outubro de 2023, e a segunda unidade de KC-390 (26902) foi entregue a 28 de Junho de 2024.

No decurso do Paris Air Show, a 16 de Junho de 2025, em Le Bourget, Paris, França, foi assinado por Nuno Melo, Ministro da Defesa Nacional de Portugal, e Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, na presença do Chefe do Estado‑Maior da FAP, General João Cartaxo Alves, a opção adicional do contrato inicial de Agosto de 2019 (que previa cinco unidades) elevando o total de aeronaves para seis, com previsão de entrega da sexta em 2029.
O KC-390 está designado pela FAP para as missões de transporte aéreo táctico e estratégico, evacuação médico-sanitária, busca e salvamento, vigilância e reconhecimento.

Em Setembro de 2023, a Áustria, numa iniciativa em parceria com os Países Baixos, comunicou a encomenda de 4 unidades do KC-390, integradas num contrato conjunto de 9 aparelhos (5 para os Países Baixos e 4 para a Áustria), com entregas previstas entre 2027 e 2030. Em Outubro de 2023, a República Checa comunicou a negociação em curso para a encomenda de 2 unidades do KC-390, tendo formalizado o contrato em Outubro de 2024, com entrega do primeiro aparelho prevista para 2025 e do segundo para 2027/2028. Antes, em Novembro de 2020, a Hungria encomendou 2 unidades, tendo recebido a primeira em Setembro de 2024 e aguardando a entrega da segunda em 2025. Em Junho de 2025, a Lituânia anunciou a intenção de adquirir 3 unidades do KC-390, estando em curso as negociações para formalização contratual.

Foto seleccionada e editada por “Espada & Escudo” a partir de vídeo via FAP
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”