Publicação reúne as 29 receitas criadas ao longo do ano com as turmas do pré-escolar e 1.º ciclo da região, promovendo hábitos alimentares saudáveis, sustentáveis e de proximidade com o território.

Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou o Guia Prático “Comer Bem, Crescer Feliz”, uma publicação que assinala o culminar de um projeto com o mesmo nome, que envolveu milhares de crianças, famílias, educadores e produtores locais.

O guia, com 29 receitas desenvolvidas em contexto escolar, é um registo coletivo de boas práticas, saberes partilhados e experiências vividas ao longo de um ano letivo dedicado à promoção da alimentação saudável.

Dirigido aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo dos agrupamentos de escolas da região, o projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” foi pensado para estimular, de forma prática e lúdica, a literacia alimentar nas suas múltiplas dimensões: saúde, sustentabilidade, identidade e comunidade. Ao longo de vários meses, foram promovidas ações pedagógicas em torno de alimentos locais, que combinaram oficinas culinárias, experiências sensoriais, visitas a produtores, workshops com famílias e a atividade “O Chef Vai à Escola”.

O Guia Prático resulta desse processo. Compila 29 receitas criadas pelas turmas com base em produtos da região – como a maçã Bravo de Esmolfe, a maçã da Beira Alta ou a laranja de Besteiros – e reforça a ligação entre alimentação e território. Desta forma, valoriza o trabalho feito nas escolas, mas também os sabores autênticos, os produtores locais e a riqueza da cultura gastronómica de Viseu Dão Lafões.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões“o projeto ‘Comer Bem, Crescer Feliz’ é um exemplo claro de como a educação e a saúde podem andar de mãos dadas, criando bases sólidas para uma geração mais consciente, saudável e feliz. Acreditamos que a mudança de hábitos começa na infância e é com enorme orgulho que vemos o entusiasmo das escolas em torno de uma iniciativa que celebra os bons hábitos alimentares”.

“O guia é um testemunho dessa caminhada, que envolveu crianças, educadores, técnicos, famílias e comunidade. É também uma forma de preservar e partilhar o conhecimento que nasceu no seio das escolas e que deve continuar a inspirar boas práticas alimentares no futuro. Assim, é um registo para memória futura que celebra não só esta iniciativa e todos os que a ela estão ligados, mas também a tradição, os sabores, os produtores e a riqueza da cultura gastronómica da nossa região”, acrescenta.

A apresentação do Guia Prático Comer Bem, Crescer Feliz, que, entre outros, contou com a presença do humorista e contador de histórias Jorge Serafim e do Chef Rafael Fonseca, decorreu, na segunda quinzena de junho, nas escolas participantes do projeto, num ciclo de eventos que incluiu sessões de leitura do livro com as crianças, lanches saudáveis e demonstrações culinárias integradas na iniciativa “O Chef Vai à Escola”.