Luís Pirralho, natural de Coruche e rosto da organização X-Adventure, está a preparar um novo projeto desportivo que promete devolver protagonismo aos icónicos veículos 4×4 que marcaram o todo-o-terreno nacional nas décadas de 1990 e 2000. A iniciativa, batizada de X-Offroad, nasce da vontade de trazer de volta à competição viaturas como os Mitsubishi Pajero, Nissan Terrano, Toyota Land Cruiser e os emblemáticos UMM – modelos que durante anos foram presença assídua nas grelhas de partida, mas que têm sido deixados para trás com o crescimento dos modernos SSV.

Apesar de Portugal continuar a ser referência na Europa e no mundo no que toca ao todo-o-terreno, a evolução tecnológica, mudanças regulamentares e transformações sociais e económicas afastaram muitos pilotos e viaturas tradicionais das provas. O sucesso dos SSV – inicialmente vistos com desconfiança – acabou por relegar os 4×4 clássicos para o fundo das garagens.

É precisamente com o objetivo de contrariar essa tendência que surge o X-Offroad. Segundo Luís Pirralho, a resposta ao projeto tem sido “muito positiva”, não só por parte dos pilotos, mas também da própria Federação, com quem a organização está a ultimar os detalhes regulamentares.

O novo troféu terá uma prova zero já em julho, num local ainda por anunciar, descrito como “um dos mais lendários do todo-o-terreno nacional”. A corrida será usada como teste para afinar o formato competitivo e recolher opiniões dos participantes. A ideia é manter um modelo simples e acessível, com percursos entre os 8 e os 20 quilómetros, semelhantes aos do Troféu Super SSV, também organizado pela X-Adventure.

Para já, os interessados podem contactar a organização através do e-mail x.adventure.cch@gmail.com. Um site oficial – www.x-offroad.pt – será lançado em breve com toda a informação sobre este novo desafio, que volta a colocar Coruche no centro do mapa do todo-o-terreno português.