
Zélia Parreira, diretora da Biblioteca Pública de Évora desde 2014, foi eleita para o Comité da Divisão Regional Europeia da IFLA – Federação Internacional das Associações de Bibliotecas. A eleição, na qual obteve 593 votos, confere-lhe um mandato de dois anos, com início previsto para agosto de 2025, durante o 89.º Congresso Mundial da organização.
A IFLA é o organismo internacional que representa os interesses dos serviços de biblioteca e informação e dos seus utilizadores, assumindo-se como a principal voz dos profissionais da área da biblioteconomia a nível global. A federação está organizada em seis divisões regionais, refletindo a divisão do mundo adotada pelas Comissões Regionais das Nações Unidas.
O Comité da Divisão Regional Europeia da IFLA, a que Zélia Parreira irá pertencer, abrange todos os países da Europa e tem como missão colaborar com outras organizações regionais de bibliotecas, promovendo a defesa da causa das bibliotecas e contribuindo para o desenvolvimento e implementação de planos de ação alinhados com a estratégia global da IFLA. O Comité tem também um papel ativo na representação do setor junto das Nações Unidas e de outras agências internacionais.
Além da nova nomeação, Zélia Parreira é membro do Comité Executivo da EBLIDA – European Bureau of Library, Information and Documentation Associations, em representação de Portugal desde 2021, e desempenha atualmente funções de vice-presidente desta organização europeia, cargo que assumiu em abril de 2024.