
A Universidade de Évora recebeu 12 candidaturas no âmbito do concurso público para a elaboração do projeto de arquitetura do futuro Pólo de Saúde, que será instalado junto ao Hospital Central do Alentejo, na Quinta da Latoeira, a poente da cidade.
A informação foi avançada esta terça-feira pela reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, à margem de uma cerimónia académica: «Já temos 12 candidaturas. As candidaturas à Escola de Saúde para o projeto da Escola de Saúde. Estamos em fase agora de aprovação do projeto».
O Pólo de Saúde será uma infraestrutura de utilização coletiva e multifuncional, destinada ao desenvolvimento de atividades de ensino superior na área da saúde. Com um investimento máximo previsto de 39 milhões de euros, o novo edifício integrará a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano e a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus.
De acordo com os documentos do concurso, o objetivo é responder às atuais limitações da universidade em termos de espaços para o ensino da saúde, promovendo uma abordagem integrada e inovadora da formação académica, em articulação com a comunidade e com os parceiros da região.
A proximidade ao novo Hospital Central do Alentejo permitirá ainda uma complementaridade estratégica entre as duas infraestruturas. Neste contexto, a Universidade de Évora prevê que o hospital venha a assumir competências enquanto Hospital Universitário, enquadrando a criação do novo curso de Medicina na instituição.