A Galeria de Fotografia do Centro de Arte de S. João da Madeira, na Oliva Creative Factory, acolhe, a partir de sábado, 24 de maio, às 16h30, a inauguração da exposição “OLIVA – 100 anos”, uma mostra que celebra o centenário da fundação da histórica empresa OLIVA.

Promovida pelo próprio Centro de Arte, com o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira, através da sua Unidade de Turismo, a exposição reúne um conjunto de imagens que prestam homenagem ao legado industrial da OLIVA, atualmente desativada, mas cuja memória permanece viva na cidade.

A exposição apresenta olhares contemporâneos sobre o antigo complexo industrial, com fotografias de Aníbal Lemos, José Luís Silva, Maria Gallego, Miguel Veloso e Rui Apolinário, a par de fotografias históricas do espólio da empresa, criando um diálogo visual entre passado e presente.

“Cada fotografia é um fragmento de memória”, refere o Centro de Arte, sublinhando que o percurso expositivo pretende valorizar a história coletiva de gerações ligadas à Oliva, símbolo do desenvolvimento industrial e social de S. João da Madeira ao longo de décadas.

A exposição “OLIVA – 100 anos” convida, assim, o público a (re)descobrir um passado que continua a influenciar a identidade local, agora reinventado através das indústrias criativas e culturais que ocupam os antigos edifícios requalificados pela autarquia. A entrada é livre.