
O CENTI faz parte de um consórcio, com 45 entidades, que está a desenvolver, em VN Famalicão, a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas. O objetivo é aumentar a produtividade, a competitividade e a resiliência do setor em Portugal, reduzindo a dependência face ao mercado asiático. Está, inclusive, prevista exportação de 73% já no ano de 2027.
Para serem atingidos estes objetivos estão a ser desenvolvidas, desde 2021, parcerias entre o tecido empresarial e o sistema científico/tecnológico. Aliás, parte das tecnologias estão a ser criadas no CENTI. O investimento é avultado, uma vez que o PRR dispõe de mais de quase 214 milhões de euros.
Desta parceria entre a investigação e o desenvolvimento estão previstos 55 novos produtos, processos e serviços. E já existem novidades portuguesas: um casaco que reluz, uma mochila que sinaliza mudança de direção e punhos de bicicleta que alertam para riscos. Em criação estão, também, sistemas de iluminação e sensorização que, acoplados nas infraestruturas das ciclovias, informarão os utilizadores de adversidades na estrada e um sistema de carregamento de baterias por indução para bicicletas elétricas, inovador em Portugal.
Aliás, além do aumento da produtividade e da competitividade no setor está, também, incluída a segurança dos utilizadores, através de soluções mais inteligentes.
Fotos: Centi