
Paulo Futre Jr., herdeiro do lendário futebolista português Paulo Futre, não se limitou à herança desportiva da família. Aos 26 anos, já conquistou o prémio de melhor percurso académico na universidade, domina fluentemente cinco línguas — espanhol, português, inglês, francês e italiano — e arrisca ainda no finlandês e no esperanto, comprovando uma versatilidade rara.
Desde muito cedo, foi identificado como sobredotado e integra a Mensa, associação internacional que distingue pessoas com um QI acima de 98% da população. A curiosidade intelectual sempre fez parte do seu ADN: além das línguas, toca vários instrumentos e já é professor convidado em prestigiadas universidades de negócios, como a IE Business University e a Escuela Universitaria del Real Madrid.
O seu percurso, revela em entrevista ao jornal espanhol ‘Marca’, foi desde cedo orientado pelo pai: “Aos 14 ou 15 anos, fui introduzido aos negócios da família. O meu pai, ao perceber que estava entediado na escola, permitia-me faltar para assistir a reuniões importantes. Nessas ocasiões, sentei-me ao lado dos principais investidores e dirigentes do futebol mundial, desde Florentino Pérez a sheiks árabes”, recorda.
Com o tempo, Paulo Futre Jr. especializou-se em direito desportivo e negociação internacional. “Nunca tirei férias em agosto, o mês das transferências”, sublinha, dando conta de uma rotina acelerada e exigente. Teve um papel central nas negociações do pai com a Al-Jazeera, chegando, com apenas 19 anos, a liderar conversas diretas com Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain e figura de destaque nos bastidores do futebol mundial.
Apaixonado pela arte, filosofia, psicologia e inteligência artificial, Paulo Futre Jr. é hoje empreendedor, consultor de fundos de investimento e agente de futebolistas, intervindo em transferências de grande impacto e na gestão de patrocínios de topo, como o contrato do pai com a EA Sports. “Aprendi esperanto por mera curiosidade”, confessa, numa demonstração de que a busca pelo conhecimento nunca teve limites.
A história de Paulo Futre Jr. é um exemplo raro de como talento, educação e estratégia podem cruzar-se para criar um perfil de sucesso global, capaz de influenciar os bastidores do futebol e da alta finança internacional.