
No âmbito do festival de cinema AVANCA 2025, este sábado dia 19, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja, serão exibidas as 4 curtas-metragens que a Plano Obrigatório produziu no âmbito do AVEIRO 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Nesta sessão será possível assistir à exibição das quatro curtas-metragens produzidas no âmbito do projeto. São estas “Noites de Cinema”, de Luís Diogo, “Para Lá da Porta”, de Ana Carolina d’Antas, “Experimenta Música” de Costa Valente e “Aqui, em Aveiro”, de Joaquim Pavão.
“Noites de Cinema” foi escrito por Danilo Nascimento com base numa ideia de Martina Madejova, tendo sido protagonizado pelos atores aveirenses Susie Filipe, Ivo Prata e Anabela Branco de Oliveira. O filme integrou o tema “Identidade” que marcou o primeiro trimestre de AVEIRO Capital da Cultura.
“Para Lá da Porta”, tem argumento de Ana Carolina d’Antas e foi protagonizado pelos atores Eloy Monteiro e Marina Leonardo. Este filme integrou a temática “Cultura e Sustentabilidade” do AVEIRO 2024.
“Experimenta Música” foi igualmente escrito por Danilo Nascimento com base numa ideia original da cineasta suíça Elena Petitpierre. O filme conta com a participação da atriz Isabel Fernandes Pinto e integrou a lemática “Cultura e Democracia”.
“Aqui, em Aveiro”, teve argumento de Joaquim Pavão e contou com a participação dos atores Ana Mafalda, Liliana Caetano, Rui Pedro Tendinha e Vítor Pardal. Esta obra participou no eixo “Ciência e Tecnologia”.
Todos os filmes foram rodados em Aveiro, maioritariamente no centro e nos bairros tradicionais da cidade, mas também na praia de São Jacinto, em Esgueira, Azurva, Cacia e diversas localidades do concelho.
O 29º AVANCA 2025 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Avanca, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais, nacionais e estrangeiras.