Fiona Mangan foi a mais forte na etapa rainha da 5.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis. A ciclista da Winspace Orange Seal venceu a chegada ao sprint a Pombal, mas Heidi Franz (Cynisca Cycling) chegou integrada no primeiro grupo e segurou a camisola amarela Placard. Raquel Queirós foi a melhor portuguesa e subiu ao pódio da geral.

A terceira etapa prometia ser um dia decisivo para a contas finais da geral. 128,1 quilómetros, entre Aveiro e Pombal, com um desnível acumulado de 1 920 metros e uma subida exigente a cerca de seis quilómetros da meta. Teremos de aguardar para perceber se foi decisiva, mas é certo que provocou mexidas na classificação geral.

O início, plano, não provocou problemas a um pelotão atento que não permitiu fugas. As ciclistas, de resto, seguiram juntas até à subida decisiva. Foi já na aproximação ao prémio de montanha de Cumieira de Cima, a 5,5 quilómetros da meta, que India Grangier (Team COOP-Repsol), Heidi Franz e Victoire Berteau (Cofidis Women Team) agitaram a corrida, com um ataque que as permitiu passar por esta ordem na classificação intermédia.
Ora, o ataque das três ciclistas teve resposta e provocou uma quebra no pelotão, com um grande grupo a destacar-se e a chegar junto à meta, discutindo a vitória ao sprint. Aí, Fiona Mangan foi a mais rápida, superando Alexis Magner (Cynisca Cycling), sua antiga colega, e Michaela Drummond (Arkea B&B Hotels), que subiu ao pódio pela segunda vez, mas continua sem vencer na presente edição da prova. Integrada no grupo, chegou Raquel Queirós, 15.ª, que voltou a ser a portuguesa mais bem classificada.

Nas contas da classificação geral, Heidi Franz segurou a camisola amarela Placard, agora com 10 segundos de vantagem sobre Ariana Gilabert (Eneicat CMTeam) e a portuguesa Raquel Queirós, por esta ordem. A estadunidense é ainda dona da camisola azul Inatel, relativa à classificação da montanha. 

Amalie Dideriksen (Cofidis Women Team), primeira e segunda nas duas metas volantes do dia, vai continuar a envergar a camisola vermelha Cofidis, da classificação por pontos, e Jenaya Francis (Winspace Orange Seal) segue como melhor jovem, envergando a camisola branca IPDJ. Entre as equipas, passou a liderar a Eneicat CMTeam.

A caravana segue agora para Coruche, de onde irá partir às 12h30 com destino a Loures (chegada prevista para as 15h18). No penúltimo dia de prova, o desafio será uma tirada de 103,4 quilómetros e um desnível acumulado de 1 300 metros, marcada por duas contagens de montanha nos últimos 25 quilómetros – Fonte da Carvalha (3.ª cat, Km 76,5) e Alto do Andrade (2.ª cat, Km 94,3) -, que prometem voltar a mexer com as contas da geral.