
Um grupo de cinco homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 25 anos, foi detido na cidade de Odivelas por polícias da Divisão Policial de Loures.
Os cinco são suspeitos da prática dos crimes de roubo a pessoas na via pública, com violência e ofensas à integridade física após a subtração.
Os polícias foram mobilizados para intervir numa ocorrência de roubo, na sequência de um alerta recebido pelo centro de comando e controlo operacional da PSP e, ao chegarem ao local, foram informados pelo proprietário de um estabelecimento comercial que um grupo de indivíduos acabara de agredi-lo, violentamente, e de subtrair-lhe o telemóvel.
A testemunha relatou que os suspeitos seguiram em direção à estação de metro da Pontinha e forneceu uma descrição física dos mesmos, pelo que foram acionados meios para o local, tendo sido detetados os suspeitos com as características indicadas.
Durante a abordagem, um dos suspeitos foi visto a retirar um telemóvel do bolso e a lançá-lo para um canteiro, tendo este sido prontamente recuperado.
Procedeu-se à revista sumária de todos os suspeitos, sem que fossem encontrados outros objetos ilícitos.
No entanto, durante a diligência, surgiu no local outro indivíduo, aparentemente alheio ao grupo, possuidor de vários hematomas, que confirmou ser a vítima do roubo, e ainda reconheceu o telemóvel apreendido como sendo da sua propriedade, tendo conseguido desbloqueá-lo no momento, confirmando a posse legítima do mesmo.
Outras testemunhas confirmaram que os suspeitos eram os mesmos que participaram nas agressões, relatando ainda terem presenciado três dos suspeitos a agredir brutalmente a vítima, e que, ao tentar socorrê-lo, foram também agredidos na cabeça com uma garrafa, por um dos suspeitos.
Os detidos foram presentes a 1.º interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.