
A pista do circuito citadino transmontano esteve “reservada” para as segundas corridas dos Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos e Legends 1300, Legends e Super Legends durante toda a manhã de domingo. A ANPAC – Associação Nacional de Pilotos Automóveis Clássicos termina a festa em Vila Real com a corrida do CPV Clássicos durante a tarde de hoje.
CPV Clássicos e Legends 1300: Corrida emocionante com triunfo de Luís Alegria
Foi uma segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e Legends 1300 que manteve a emoção até final e com muita história, apesar de Luís Alegria (Datsun 1200) ter partido da pole position, terminado no primeiro lugar da classificação geral e da categoria Clássico.
Luís Alegria voltou a partir muito bem e manteve a liderança do pelotão do CPV Clássicos e Legends 1300, mas Paulo Mendes (Citroën AX Sport), que tinha primazia entre os Legends 1300, aproveitou o melhor ritmo e ultrapassou o adversário, passando a rodar em primeiro. Ainda nos primeiros metros da prova matinal, o piloto de Vila Real, Pedro Botelho (Austin Cooper S) sofreu um toque e ficou virado em sentido contrário em pista, conseguindo Fernando Marrão (Datsun 1200), também piloto vila-realense, evitar o toque de frente.
Com Paulo Mendes na frente após a saída da curva do Boque, Luís Alegria conseguiu colocar-se lado a lado e, depois, recuperar a posição na frente do pelotão. No entanto, chegados às curvas de Abrambres, os dois pilotos voltaram a estar lado a lado, resultando num toque entre ambos, perdendo Alegria duas posições, enquanto Mendes ficou isolado na liderança, aproveitando a confusão criada naquela zona do traçado.
Alegria baixou para quarto da geral com o Toyota Starlet 1.3S de João Arantes em segundo (também na classe Legends 1300) e Pedro Barbosa (Datsun 1200) em terceiro, todos atrás de Paulo Mendes. O ‘pole sitter’ da corrida dos 1300 não se deixou ficar e imprimiu um ritmo tremendo nas voltas seguintes, conseguindo ultrapassar os seus dois adversários mais diretos – na luta com Pedro Barbosa pela liderança da categoria Clássicos -, passando a perseguir o líder da classificação geral.
Pouco depois, Pedro Barbosa viu João Braga (Datsun 1200) a ultrapassá-lo e subir ao quarto posto da classificação geral. Ao mesmo tempo, as lutas pelas posições entre a classe City aqueceram, com vários pilotos a discutir cada lugar.
Com as dobragens aos pilotos mais atrasados do longo pelotão dos 1300, Paulo Mendes perdeu algum terreno e, com o ritmo que Luís Alegria impôs, viu o seu adversário a surgir prontamente, na sua traseira. A cerca de 10 minutos para o final da corrida, na zona da chicane antes da meta, Alegria consumou a recuperação da liderança da classificação geral. Também nessa altura, João Braga sentiu problemas no seu Datsun 1200 no final da reta de Mateus e encostou junto a um posto de comissários, desistindo da corrida dois do fim de semana.
Até final, Luís Alegria criou uma vantagem confortável na liderança para os seus adversários, vencendo na categoria Clássicos, tendo como companheiros de pódio Francisco Marrão e Pedro Botelho. Paulo Mendes, segundo da classificação geral, venceu a categoria Legends 1300, com João Arantes e Jorge Marques (Toyota Starlet 1.3 S) a finalizar os três primeiros da classe.
Entre os concorrentes do Desafio ANPAC foi Daniel Gouveia (Fiat Punto 85 S) quem venceu, com Nuno Ricardo Santos e Daniel Pereira, também com as mesmas máquinas italianas, a subir consigo ao pódio. Na Stock Cup, foi Frederico Formiga quem venceu (Honda Jazz), enquanto Filipe Monteiro (Opel Corsa) e Resit Nasirli (Ford Fiesta) foram segundo e terceiro, respetivamente.
Hugo Couto foi vencedor na categoria City, seguido de Luís Alcino e Afonso Inácio, todos em Citroën C1.
CPV Legends: Luís Barros vence em corrida de recuperação de Paulo Lima
As corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends são sempre uma das mais disputadas das competições organizadas pela ANPAC. A segunda prova do fim de semana vila-realense teve um pouco de tudo, terminando Luís Barros (Ford Sierra RS 500) com novo triunfo à geral e na sua categoria (L90).
Ainda na largada, Luís Barros enfrentou Paulo Lima (BMW E30 M3), mas a potência do Sierra RS 500 foi por demais evidente nos primeiros metros e o piloto depressa se afastou da concorrência. Por esta altura, Luís Liberal (BMW E30 M3) seguia em terceiro da classificação geral, primeiro da categoria L99, pressionado por Joaquim Soares (BMW M3 E36) e com Daniel Moreira (BMW E36 M3) a fechar o top 5. Pedro Bartolomeu (Renault Spider) era o sexto classificado da geral, primeiro entre os Legends Trophy.
No final da primeira volta, Luís Barros tinha já uma vantagem de quatro segundos para os restantes concorrentes, mas mais atrás as batalhas intensificavam-se com Manuel Mota (Citroën Saxo Cup) a defender-se dos ataques de José Miguel Almeida e Hugo Mestre, ambos em Honda Integra Type R.
Pouco depois, Carlos Tavares (BMW E30 M3) viu-se envolvido num incidente à entrada da chicane da Araucária, depois de um toque de um adversário, o que provocou a entrada do Safety Car em pista, com o pelotão reagrupar-se.
A corrida foi retomada a 13 minutos do fim da prova, com Barros a não ter problemas a desembaraçar-se da concorrência. No entanto, na volta seguinte Paulo Lima pareceu ter um problema temporário no seu BMW que motivou a queda na classificação, lucrando Liberal que subiu ao segundo posto da classificação geral e Soares ao terceiro. Lima iniciou a recuperação e ultrapassou Soares na chicane da Araucária.
Hugo Mestre continuava a animar a pista e encetava agora luta com Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R), pela oitava posição. Um pouco mais à frente a luta entre Gonçalo Novo (Peugeot 1600) e Daniel Moreira (BMW E36 M3) aqueceu. Novo passou Moreira nas rápidas curvas de Mateus, agarrando a quinta posição da geral, com André Monteiro (Citroën Saxo) a aproveitar para subir à sexta posição.
No último minuto, Paulo Lima voltou a brilhar e ultrapassou Luís Liberal, com mais uma excelente manobra. E a surpresa maior estava ainda para acontecer. Lima iniciou o ataque à liderança de Barros na última volta e o piloto do Ford defendia-se como podia, querendo manter a primeira posição da geral e da categoria L90.
A bandeira de xadrez foi mostrada pouco depois, com Barros a cruzar a linha de meta em primeiro da geral e da sua categoria, seguido de Paulo Lima e Luís Liberal, vencedor na classe L99, que foi secundado nesta categoria por Joaquim Soares e Gonçalo Novo, que também completaram o top 5 da geral.
Enquanto Micael Baptista (Peugeot 205 GTi 1900) fechou o pódio dos L90, Pedro Bartolomeu foi o vencedor entre os Legends Trophy. A contar para a Taça 1600, Gonçalo Novo foi o melhor classificado, seguido de André Monteiro e Artur Monteiro. Entre os concorrentes que pontuáveis para a Taça 2000, os três primeiros foram Tiago Ribeiro, Hugo Mestre e Pedro Lisboa (Peugeot 306).
Vitória de Francisco Gonçalves com grandes lutas entre o pelotão do CPV Super Legends
A segunda corrida do fim de semana do Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends foi a única prova desta manhã interrompida e que terminou mais cedo do que o previsto, devido a um incidente. No entanto, em nada retira o mérito à vitória de Francisco Gonçalves (Lotus Elise).
Francisco Gonçalves deixou todo o pelotão para trás após o arranque nas ruas de Vila Real, com Luis Delgado, Luís Mendes e Mico Mineiro, aos comandos de três Honda Type R, a lutarem entre si, aproveitando o espaço vazio no segundo posto da grelha, após o azar sentido por Miguel Mota (Honda S200) ainda antes da corrida.
Vasco Barros (BMW M3 E30) recuperava terreno e tentava subir ao top 10 da classificação geral, depois de sair da última posição da grelha. Com um ritmo muito diferente dos adversários de outras categorias, Barros era já 4º classificado atrás dos três Honda.
Com o passar do tempo da última corrida do CPV Super Legends, Mico Mineiro perdeu o contacto com Luís Delgado e Luís Mendes, com Barros a deixa-lo também para trás, uma vez que tentava entrar na perseguição pela vitória na categoria Super Extra. Quando Barros ultrapassou Delgado e Mendes, subiu a segundo da geral e numa luta cada vez mais intensa entre os dois pilotos dos Honda.
Após algumas voltas de imensa pressão e dura luta entre os dois pilotos que discutiam a categoria Super Trophy, Delgado bateu na chicane da Araucária e Mendes tocou no carro do adversário, saindo com danos no carro, enquanto o primeiro acabou por desistir.
Foi necessária a entrada do Safety Car devido à saída de posição das barreiras na zona do embate, sendo mais tarde interrompida com bandeira vermelha e encurtada para o programa do 54.º Circuito Internacional de Vila Real prosseguir.