
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) assinou, no passado dia 6 de maio, o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, em um evento realizado durante a TUTTOFOOD MILANO, uma das maiores feiras internacionais dedicadas ao setor agroalimentar.
A adesão foi ratificada pelo Conselho Intermunicipal, num momento de destaque em que a CIM se comprometeu com um protocolo internacional focado no desenvolvimento de políticas alimentares urbanas sustentáveis.
O Pacto de Milão, lançado em 2015, visa enfrentar os desafios relacionados com os sistemas alimentares urbanos, sendo assinado por cidades e regiões de todo o mundo.
O acordo oferece um conjunto de 37 medidas recomendadas, divididas em seis categorias, e indicadores concretos para monitorizar o progresso na implementação de políticas alimentares sustentáveis.
A adesão do Médio Tejo a este pacto representa um passo importante na promoção da transição ecológica e do desenvolvimento sustentável na região, o objetivo da CIM Médio Tejo é construir estratégias locais que reforcem a resiliência territorial, promovam sistemas alimentares mais justos e sustentáveis, e integrem modelos de gestão de recursos alimentares e ambientais.
A missão em Milão permitiu também a troca de experiências com outras cidades e o aprofundamento de conhecimentos sobre inovações no setor agroalimentar.
Além da assinatura do pacto, a comitiva do Médio Tejo teve a oportunidade de visitar a SOGEMI, principal centro agroalimentar de Milão, que é um exemplo de logística e distribuição alimentar eficiente.
A delegação também conheceu o Food Waste Hub, um espaço dedicado à redução do desperdício alimentar, que promove a recuperação e redistribuição de excedentes para fins sociais, em colaboração com parceiros locais.
A presença do Médio Tejo na TUTTOFOOD MILANO também visou o estreitamento de laços e a capacitação de técnicos e decisores da região, ajudando-os a lidar com os desafios futuros no setor agroalimentar, o Presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, liderou a comitiva, que contou com os presidentes de todos os municípios da CIM, além de representantes da CCDR Centro, NERSANT e do Instituto Politécnico de Tomar.
A missão ainda incluiu uma visita à Biblioteca Cívica e Arquivo Histórico Municipal Angelo Mai, em Bérgamo, onde foi discutido o projeto Erasmus+ L-Ai-braries, que visa capacitar as bibliotecas públicas do Médio Tejo e de Bérgamo para a adaptação de ferramentas de inteligência artificial na gestão bibliotecária, uma parceria que irá durar os próximos 18 meses.
Com este passo, o Médio Tejo reafirma o seu compromisso com a construção de um futuro sustentável, com políticas públicas inovadoras e focadas na melhoria da qualidade de vida e da gestão de recursos na região.