
O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, anunciou esta semana o lançamento de um novo procedimento de contratação pública para a melhoria das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento básico na freguesia de Palmeira de Faro.
O investimento total, de 1.176.175,51 euros (sem IVA), visa modernizar as redes e garantir um melhor serviço à população local.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, a empreitada reflete o compromisso da autarquia com a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das populações, além de promover a coesão territorial e uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos.
“A modernização das infraestruturas básicas faz parte de uma política ambientalmente responsável, adotada pelo Município de Esposende”, afirmou.
A intervenção incluirá a reabilitação da rede de abastecimento de água, a instalação de saneamento básico e a rede de drenagem de águas pluviais, além disso, serão realizadas pavimentações e arranjos urbanísticos em vários arruamentos da freguesia, abrangendo uma extensão total de 650 metros, nomeadamente na Rua 13 de Maio e nas vias adjacentes.
Esta ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, em especial com o ODS 6, que visa garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
A obra também contribui para os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática), ao adotar medidas que combatem as alterações climáticas e seus impactos.
Com este investimento, o Município de Esposende reforça a sua estratégia de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e a sua infraestrutura urbana, alinhando-se com os padrões de sustentabilidade exigidos para o futuro.