
Foi formalizada no passado dia 15 de julho, no Parque Mário Bento, em Poceirão, a criação da Rede de Cuidadores de Felinos de Poceirão-Marateca, com a assinatura da respetiva Carta de Compromisso.
A rede, de natureza informal, resulta de um projeto conjunto do Município de Palmela e da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, com o objetivo de “promover o bem-estar animal, reduzir riscos sanitários e assegurar a boa gestão das colónias de felinos locais instaladas neste território e supervisionadas pelo Centro Oficial de Recolha de Animais (CROA) de Palmela”, afirma o município em comunicado.
Aberta à participação de pessoas maiores de idade, residentes ou com intervenção regular na área da União das Freguesias, bem como entidades públicas e privadas ligadas ao bem-estar animal, a Rede pretende ser flexível e inclusiva, permitindo a adesão de novos membros a qualquer momento.
Segundo a autarquia “As/os cuidadoras/es devem assegurar a alimentação diária adequada e água limpa aos animais da colónia sob sua responsabilidade, manter a higiene e a limpeza do espaço onde se encontram os animais, comunicar ao CROA quaisquer alterações na colónia (número de animais, nascimentos, mortes ou doenças), colaborar nas campanhas CED e facilitar o acesso aos animais para esterilização e vacinação. Terão acesso a um Cartão de Cuidador/a, a ações de capacitação e apoio técnico regulares da Rede e de entidades parceiras e a recursos disponibilizados pela Rede, pelo CROA e pela União das Freguesias, como abrigos, alimentação e cuidados veterinários”.
Com cerca de 45 cuidadores/as já identificados/as, a Rede visa organizar e monitorizar o trabalho no terreno, promovendo a articulação entre cuidadores e a Autarquia.
Este projeto integra a Ação 27 da OIL, que representa um investimento de cerca de 31 mil euros, destinado também à aquisição de abrigos, campanhas de esterilização, ações de sensibilização e equipamentos como transportadoras e alimentação para felinos.